Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Post amplia seções online para comentários

Há um mês, o sítio do jornal Washington Post abriu espaço para que os internautas escrevessem comentários sobre as matérias disponibilizadas na rede, em uma experiência de interatividade entre leitores e jornalistas – e a medida foi considerada um sucesso pelos editores do sítio. Por isso, em breve a iniciativa será ampliada para outras seções, como as de política, internacional e nacional, como noticia David Hirschman [Editor & Publisher, 12/7/06].


No início, os comentários ficaram restritos apenas à seção de esportes. Usuários registrados podiam postar informações logo abaixo da matéria e também opinar sobre os outros comentários, no estilo de um blog. Jim Brady, editor do sítio, acredita que os comentários ampliam o diálogo entre os leitores e os jornalistas.


Filtro


O sítio conta com uma equipe para ajudar a selecionar o material a ser publicado. Um filtro automático impede qualquer conteúdo pornográfico ou abusivo. Os editores também não publicam comentários com ataques diretos a jornalistas ou a outros comentaristas. Até agora, segundo Brady, a maioria dos comentários foi de ‘alto-nível’ e relacionado aos tópicos. Apenas 30 deles tiveram de ser retirados do sítio desde que a iniciativa foi lançada. ‘Uma vez que abrimos a porta, não podemos escolher quem vai entrar’, admitiu. ‘Sempre vai haver pessoas que são abusivas, então estamos tomando pequenos passos de cada vez, permitindo aos poucos os comentários nas seções’.


Brady afirma que o jornal tem planos de permitir o upload de fotos de eventos de última hora e informações que poderão ser usadas nos artigos, assim como desenvolver plataformas que permitam uma maior interação entre os leitores.