Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

ENTRE ASPAS >

Presidente americano participa de talk show

20/03/2009 na edição 529

Barack Obama participou de seu primeiro programa talk show como presidente americano na quinta-feira (19/3). Em entrevista ao apresentador Jay Leno, do Tonight Show, da rede NBC, ele falou sobre economia, sua equipe e o tão esperado cachorro da família – sim, as filhas presidenciais deverão ganhar o prometido cãozinho em breve. Houve quem criticasse a decisão do presidente, alegando que a aparição poderia prejudicar sua imagem. Mas o saldo, ao que parece, foi positivo – apesar de uma gafe do presidente.


Obama manteve-se calmo e descontraído, mas sem exageros. Brincou com Leno – em piadas que incluíram até o namoro da cantora Madonna –, mas deixou claro que estava ali como presidente do país e que iria passar ao povo a mensagem de que a economia está enfrentando problemas, mas irá se recuperar.


O apresentador, por sua vez, conseguiu perceber a importância da entrevista e deixou as perguntas mais leves, com tom mais pessoal, para o fim da conversa. Segundo Robert Bianco, do USA Today [20/3], as questões ‘podem não ter sido duras, mas não foram estúpidas’. ‘Algumas delas’, continua ele, ‘como perguntar ao presidente o que as pessoas deveriam fazer, gastar ou poupar, levantaram o tipo de conselho que muita gente queria ouvir. Tem muito jornalista que tem feito trabalho pior’. A resposta de Obama, por curiosidade, foi ‘gastar com prudência, mas gastar’.


A entrevista durou 35 minutos e foi gravada horas antes de ir ao ar. Parte da mídia americana elogiou Obama, parte não abriu mão das alfinetadas. Mary Ann Akers, do Washington Post, ressaltou a calma e o bom humor do presidente, mas citou uma frase que foi considerada por muitos críticos como a maior gafe da entrevista. Em determinado momento, Obama comparou sua habilidade no boliche com as Olimpíadas Especiais, evento esportivo para adultos e crianças com problemas mentais. ‘Parece que John Biden está escrevendo o discurso de Obama’, afirmou Mark Hemingway, da conservadora National Review. O vice-presidente, veterano em Washington, é conhecido pelas gafes. Com informações da BBC News [20/3/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem