Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Programa censurado por acusação de abuso infantil

Censores filipinos proibiram por um mês a exibição de um programa de TV muito popular no país após um alvoroço provocado por um episódio em que um menino de seis anos era induzido a simular uma dança de striptease. O Conselho de Classificação e Crítica de TV e Filmes concluiu que o episódio, exibido em março, violou uma lei que proíbe transmissões imorais e indecentes contrárias aos valores das Filipinas. ‘Celebridades e personalidades de TV devem exercer o mais alto grau de cuidado e diligência, pois seu alcance e influência são maiores do que os de qualquer outro indivíduo’, declarou o Conselho.


O polêmico episódio tornou-se viral na internet e gerou um furor público no país católico conservador, com apelos para que emissoras de TV locais elevem os padrões da programação. O programa Willing Willie é muito popular por conta da oferta de prêmios como dinheiro, casas e carros. Depois da controvérsia, alguns anunciantes o abandonaram.


O apresentador Willie Revillame e seus produtores insistiram que não tiveram a intenção de humilhar o garoto ou ofender a sensibilidade pública. Revillame, de 50 anos, um dos maiores pagadores de impostos do país, sofre uma investigação separada do Departamento de Justiça por possíveis violações de abuso de crianças no mesmo episódio. Se condenado, pode pegar até seis anos de prisão. Informações da AFP [3/5/11].