Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > ARTE NO GOOGLE

Programa disponibiliza obras em alta resolução

23/01/2009 na edição 521

Boa notícia para os amantes da arte: o Google lançou um projeto que permite que internautas estudem obras de museus de todo o mundo, em detalhes, sem ter que sair de casa. A iniciativa disponibiliza telas em zoom, com mais precisão que um visitante pode ter in loco, a olho nu – a resolução é 1,4 mil vezes maior que a alcançada por uma câmera de 10 megapixels. Dentre as obras contempladas estão ‘As Meninas’, de Diego Velázquez; ‘Jardim das Delícias’, de Hieronymus Bosch; e ‘As Três Graças’, de Peter Paul Rubens. Para se ter uma idéia, é possível ver a costura de um lenço do quadro ‘As Meninas’.


O Museu do Prado, em Madri, é a primeira instituição a ter suas obras – 14 delas – disponibilizadas em alta resolução na rede. ‘O que este projeto oferece é um nível de definição que normalmente apenas nós, da equipe do museu, vemos’, diz o diretor do Prado, Miguel Zuzaga. De acordo com o diretor do Google na Espanha, Javier Rodríguez Zapatero, foram tiradas centenas – e algumas vezes, milhares – de fotos de cada quadro; a reprodução do ‘Jardim das Delícias’, por exemplo, conta com 1,6 mil fotografias. ‘O fato de poder visualizar 14 obras de qualquer ponto do mundo é uma outra expressão de nossa missão de democratizar a informação’, afirmou ele, comparando a iniciativa ao livro História da Arte, de Ernst Gombrich, publicado em 1950 e considerado um dos responsáveis por tornar a arte acessível a milhões de leitores.


Zuzaga reforçou, no entanto, que a ferramenta não substitui a visita a museus; trata-se de um complemento que aumenta a apreciação do visitante. Para ter acesso às obras do Prado, é necessário baixar o Google Earth e clicar no ícone do museu. Informações de Victoria Burnett [International Herald Tribune, 13/1/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem