Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > GEÓRGIA

Programa televisivo enfurece religiosos

27/01/2009 na edição 522

Um programa de TV chamado Os 10 Maiores Georgianos causou alvoroço na Geórgia. Tudo porque na lista de finalistas dos georgianos mais importantes da História foram incluídos 18 santos. Representantes do mais importante clérigo do país, o patriarca Ilia II, líder da Igreja Ortodoxa Georgiana, solicitaram o cancelamento do programa. Um porta-voz do patriarca alegou ser errado pedir ao público que coloque santos em um ranking. Editores, no entanto, recusaram-se a cancelar o programa e já preparam a próxima edição.

Em um país em que a palavra da igreja é vista como suprema, um concurso deste tipo sempre causará polêmica. É raro para qualquer um – mesmo políticos – se opor à visão do patriarca georgiano. O programa é uma versão do 100 Great Britons (Os 100 maiores britânicos), da BBC, com a votação, pelo público, de 10 entre 500 personalidades do passado da Geórgia. Dentre elas, estão figuras culturais conhecidas do país, assim como algumas que foram canonizadas.

O programa virou polêmica quando mais de 300 mil pessoas ligaram para votar em um dos reis medievais mais conhecidos do país, São David – colocando-o entre os 50 primeiros da lista. Outros 13 santos também estavam no topo. Neste ponto, a igreja entrou em ação, para alegar que eles não poderiam ter sido incluídos no concurso e não deveriam ser listados em ordem de importância pelo público. Informações de Tom Esslemont [BBC News, 22/1/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem