Domingo, 15 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1054
Menu

ENTRE ASPAS >

Protesto por participação de ultradireitista na BBC

23/10/2009 na edição 560

A participação de um político de extrema direita em uma debate na BBC levou a manifestações de revolta da população, mas aumentou consideravelmente a audiência da rede pública britânica na noite de quinta-feira [22/10]. A BBC reportou que mais de oito milhões de telespectadores assistiram ao líder do Partido Nacional Britânico (BNP), Nick Griffin, atacar o Islã e os homossexuais e defender a Ku Klux Klan no programa Question Time – audiência quatro vezes maior que a de costume no horário.


Horas antes do programa, centenas de manifestantes se reuniram na frente dos estúdios da BBC em Londres com cartazes em que chamavam o partido de ‘fascista’ e reclamavam do espaço dado pela rede pública ao político. Pessoas que participavam do protesto afirmavam que o convite legitimava as ideias de Griffin e servia como publicidade para o BNP. O partido, que só aceita integrantes brancos e é contra a imigração, declarou que via o programa como uma grande oportunidade de falar com o público britânico.


O diretor-geral da companhia, Mark Thompson, declarou que, como uma rede pública, a BBC tem o dever de ceder espaço a todos os partidos com representação nacional – o BNP, que não tem assentos no Parlamento britânico, obteve mais de 900 mil votos na eleição legislativa europeia de junho, conseguindo, pela primeira vez em sua história, duas cadeiras no Parlamento Europeu. Em artigo no diário Guardian, Thompson afirmou que cabe ao Parlamento, e não à BBC, decidir se cabe censurar o BNP. ‘É inconsistente a ideia de que um partido como o BNP é aceitável o bastante para ganhar votos do público, mas inaceitável o suficiente para aparecer em plataformas democráticas como o Question Time‘, ressaltou. Com informações da AP [23/10/09] e do Guardian [21 e 22/10/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem