Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

MONITOR DA IMPRENSA > IMPRENSA AMERICANA

Publicações de NY recebem intimações

09/11/2004 na edição 302

Os jornais norte-americanos continuam sob intensa investigação do governo sobre suas práticas de inflação de circulação. Desta vez foi o New York Times que recebeu, em 2/11, uma intimação federal para inspecionar determinados arquivos do jornal.

Paul D. Colford [New York Daily News, 4/11/04] informou que o Times se recusa a revelar quais são os documentos solicitados para inspeção. Outros dois jornais de Nova York também foram intimados pela Promotoria Federal a mostraram seus documentos de circulação e de publicidade. São eles o New York Post e o Daily News.

Acusações mútuas

Os dois jornais são concorrentes e costumam se atacar publicamente. No dia 3/11, o Post disse que o Daily News recebeu uma intimação federal para informar sobre suas práticas de circulação. Isso aconteceu exatamente um dia depois de o Post fazer uma matéria com a manchete: ‘News continua afundando’, onde afirmava que a circulação do Daily News estava em queda. Ao mesmo tempo, segundo Glenn Collins [The New York Times, 4/11/04], o Daily News noticiou: ‘Federais fazem busca em arquivos do Post‘.

A ultima espetada entre os jornais foi um artigo investigativo de três páginas do Post acusando o Daily News de fraude nas circulações. Logo depois, a porta-voz do jornal desmentiu as acusações, dizendo que ‘tudo que fazemos está de acordo com as regras’ do Audit Bureau of Circulations.

Contudo, a matéria do Daily News sobre o Post chamou atenção para o aumento dos ganhos da empresa depois do corte no preço do jornal pela metade. O editor e chefe do Post, Col Allan, permitiu que o jornal tivesse um ganho significativo durante os dias em que o preço do jornal diário ficou em 25 centavos de dólar. Segundo ele, isso é uma prática ‘honesta e legitima’. Allan acrescentou que ‘não é nenhum segredo que nós esperamos superar o Daily News, mas iremos fazê-lo legitimamente. Nós estamos nisso para vencer. E venceremos’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem