Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Publicidade em jornal cresce no Brasil


Leia abaixo a seleção de sexta-feira para a seção Entre Aspas.


 


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Folha de S. Paulo


Sexta-feira, 23 de abril de 2010


 


PUBLICIDADE


Mariana Barbosa


Publicidade em jornal cresce no país


‘A receita publicitária dos jornais no Brasil deve crescer 11,6% neste ano, segundo previsões da consultoria ZenithOptimedia, empresa do grupo de mídia Publicis. Os gastos com publicidade em jornal devem chegar a US$ 2 bilhões, ante US$ 1,8 bilhão em 2009.


A previsão de crescimento da publicidade nos jornais se dá em linha com a projeção de aumento dos gastos com publicidade em geral. No total, os anunciantes no Brasil devem investir US$ 13,1 bilhões neste ano -crescimento de 11,8% em relação a 2009, quando foram gastos US$ 11,7 bilhões em publicidade.


As emissoras de televisão, abertas e fechadas, também devem registrar crescimento da ordem de 11,6% no ano. Mas o maior crescimento em termos percentuais acontecerá na internet, que deve crescer 29,2%. Apesar do crescimento vigoroso em receita publicitária, sobretudo no período de 2004 a 2008, quando foram registradas taxas acima de 40%, a internet recebeu no ano passado apenas 4,3% da verba publicitária total (US$ 502 milhões). O número não inclui os links patrocinados.


No mundo, segundo o estudo, a internet passou o mercado de revistas em receita publicitária em 2009, transformando-se na terceira maior mídia, atrás de televisão e jornais.


No Brasil, as revistas ainda seguirão na frente da internet pelo menos até 2012. As revistas receberam 8,5% da verba publicitária (US$ 991 milhões) no ano passado.


Pelas projeções da consultoria para o Brasil, a internet deve ultrapassar as emissoras de rádio já neste ano, consolidando-se como a quarta maior mídia (atrás de TV, jornais e revistas). Os dois segmentos praticamente empataram no ano passado, quando as rádios receberam US$ 514 milhões da verba publicitária. Para este ano, porém, a verba para internet deve saltar para US$ 649 milhões, enquanto a das rádios deverá aumentar apenas 3,3%, para US$ 558 milhões.


O Brasil e os demais países emergentes vão garantir o crescimento do mercado publicitário no mundo, diante de um cenário ainda de crise nos mercados maduros dos Estados Unidos, da Europa e do Japão -que devem encolher, juntos, 0,8% neste ano. A América Latina, que cresceu 0,4% em 2009, deverá ver o gasto com publicidade subir 9,3%.


No total, a consultoria prevê um crescimento de 2,2% nos gastos globais com publicidade, para US$ 456 bilhões. O número ainda é bem inferior aos US$ 494 bilhões gastos em 2008, montante que só será superado em 2012 (R$ 499 bilhões).


Virada


O crescimento de 11,8% para a publicidade no Brasil representa grande recuperação em relação ao ano passado. Os gastos dos anunciantes cresceram 1% em 2009, ano em que a economia encolheu 0,2%.


Nos cinco anos anteriores a 2008, o setor vinha crescendo de forma significativa, com taxas anuais que variaram de 11,1% a 40,1%. Para 2011 e 2012, a previsão é de crescimento mais modesto, de 5,9% e 8,6%.’


 


 


MICROBLOG


Sílvia Freire


Jornalista é proibido de citar governador de RR no Twitter


‘A Justiça Eleitoral de Roraima multou um jornalista em R$ 5.000 por entender que ele fez propaganda eleitoral antecipada negativa em seu perfil no Twitter.


Em decisão liminar anterior, o juiz Johnson Araújo, do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, havia proibido o jornalista José Raimundo Rodrigues Silva de citar no microblog o nome do governador José Anchieta Júnior (PSDB), que é pré-candidato à reeleição.


O jornalista anunciou, em março, em seu perfil no Twitter, que iria postar 45 supostos crimes eleitorais de Anchieta Júnior. Antes de chegar ao 30º ‘crime’, uma liminar proibiu que ele mencionasse o nome do governador, mesmo que implicitamente, e fixou uma multa diária de R$ 300 em caso de descumprimento.


J.R. Rodrigues, como é conhecido, é secretário de Comunicação da Assembleia e ligado a políticos de oposição a Anchieta Júnior.


Para o jornalista, a decisão é um caso de censura prévia. O advogado do PSDB, Alexander Ladislau, nega a acusação.’


 


 


Johanna Nublat e Sérgio Lima


Grupo que invadiu nova Câmara do DF passa a noite pedindo apoio no Twitter


‘‘Aquele seu brother, que você sabe que vai vir, liga pra ele. Quem tiver celular com internet, manda por e-mail, pelo Twitter’, pedia Yuri Soares, 24, estudante de história da Universidade de Brasília e um dos invasores do prédio que abrigará a nova sede da Câmara Legislativa.


Yuri era um dos poucos com verdadeira bagagem no assunto invasão, a começar por ter sido um dos líderes da tomada da reitoria da UnB, em 2008. Para convocar adeptos contra o ex-reitor Timothy Mulholland, porém, não existia Twitter.


Foi assim, midiática e multimídia, a primeira noite estudantil no edifício ainda em construção. A Folha acompanhou as primeiras 12 horas.


Ontem os cerca de 60 estudantes decidiram deixar o local depois que a Justiça determinou a reintegração de posse. Eles deixaram o prédio por volta das 20h45.


Os primeiros invasores entraram por uma janela aberta pouco depois das 19h de anteontem. À meia-noite, a reportagem contou mais de 70 pessoas, reunidas para uma discussão política: ‘o que queremos exatamente?’


Uma coisa era certa: desejam a impugnação da eleição indireta que elegeu Rogério Rosso (PMDB) governador.


A mensagem era uma das músicas cantadas após a passagem-relâmpago da Polícia Militar pelo local: ‘Po-pu-la-ção, não se iluda, o Rosso é Roriz e é Arruda!’


Mudar a destinação do prédio invadido também fez parte da reivindicação. Consideram que no local deveria ter uma escola de política e ética.


Enquanto as ideias eram discutidas, passaram pelo prédio um funcionário da Via Engenharia (empresa responsável pela construção), a PM com cães, e até o atual reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Jr. ‘Recebi um chamado de que alunos da universidade estavam sob risco’, disse o reitor. A favor da invasão? ‘Não me cabe julgar.’


Passada a meia-noite, enquanto parte dos estudantes debatia a pauta de negociações, outra debandava, outra dormia e outra ainda trabalhava na tarefa de divulgar o movimento.


‘O pessoal ainda não está respondendo’, reclamou Yuri da falta de apoios no Twitter do DCE. Até o rapper GOG foi usado como chamariz. ‘GOG presente e apoiando a ocupação da Câmara’, dizia uma das mensagens no microblog.


Às 3h, praticamente todos que ocupavam o prédio dormiam. Tour feito pela Folha durante a madrugada constatou que as dezenas de salas do edifício estavam prontas, mas sem móveis. Os estudantes se concentraram no segundo de cinco andares, aproveitando o silêncio dos gabinetes vazios.


Às 7h, os invasores começaram a levantar dos madeirites e papelões, usados como cama. Na saída, Taís, 22, ex-aluna de direito, dizia: ‘Voltem sempre ao hotel Câmara’.’


 


 


RELIGIÃO


‘South Park’ é ameaçado por episódio com Maomé


‘O mais recente episódio do desenho ‘South Park’ foi autocensurado na TV e na internet anteontem, após críticas de um grupo islâmico.


No 200º episódio, na semana passada, o profeta Maomé aparecia numa fantasia de urso, o que gerou comentário no site do grupo Revolution Muslim. ‘Temos que avisar Matt [Stone] e Trey [Parker, criadores] provavelmente acabarão como Theo Van Gogh’, cineasta holandês morto em 2004 por um militante islâmico por ter feito filme tido como anti-islã. O grupo nega ameaça.


Anteontem, a continuação do episódio foi tachada com a palavra ‘censurado’ e cada citação a Maomé, suprimida por um ‘bipe’. A fantasia de urso foi substituída por uma de Papai Noel. No site, a exibição estava vetada até ontem. Em comunicado, Stone e Parker disseram que a decisão de alterar o programa foi da emissora.


Representar Maomé costuma gerar polêmica, caso das charges publicadas na Dinamarca em 2005 que provocaram protestos no mundo muçulmano e ameaças de morte.’


 


 


CORÉIA DO NORTE


Sérgio Rangel


Repórter tem celular confiscado e recebe braceletes de identificação


‘Desde a chegada à capital norte-coreana, em 14 de abril, a equipe da Folha foi vigiada e teve acesso restrito à comunicação com o exterior. Dois guias locais foram designados para acompanhar a reportagem em todas as visitas dentro do país. No aeroporto, após o desembarque de repórter e fotógrafo, os celulares foram confiscados, e os passaportes, retidos por três dias.


A Coreia do Norte é um dos piores lugares do mundo para o jornalismo. No ranking de 2009 sobre liberdade de imprensa da organização não governamental Repórteres Sem Fronteira (RSF), a Coreia do Norte está em penúltimo, em 174º lugar, à frente apenas da Eritreia. São países em que, de tão censurada, a mídia é tida pela RSF como não existente.


Logo na chegada, no estacionamento do aeroporto vazio, os guias colocaram a reportagem numa confortável perua e a levaram diretamente para o hotel Yangakkdo. O hotel e a programação foram escolhidos pelos guias, que se identificaram como funcionários do Comitê de Relações Culturais com o Estrangeiro.


O edifício fica num dos pontos mais isolados da cidade. Foi erguido numa ilha, onde só estrangeiros ou funcionários autorizados entram. Para ter contato com moradores locais, era preciso andar sozinho quase um quilômetro, o que era quase impossível, dada a vigilância.


Cada guia falava um idioma, além do coreano. Um se comunicava com o grupo em inglês. O outro em espanhol. Os dois se hospedaram no mesmo hotel. A opção por vigiar os visitantes com dois homens é uma das marcas do aparelho policial norte-coreano. Ninguém circula livremente no país. Os agentes do governo são diariamente acompanhados por outros agentes na tentativa de evitar uma eventual dissidência.


A extensa agenda, que começaria no dia seguinte e incluía 25 visitas, nos foi comunicada no hotel logo após o registro de entrada. Os pedidos feitos no Brasil para entrevistar líderes políticos e universitários foram recusados.


No terceiro dia na cidade, recebemos uma faixa azul, que deveria ser usada no braço nos passeios pela capital. Logo no primeiro dia, o repórter acabou perdendo o bracelete, o que criou um mal-estar com os norte-coreanos.


Os guias punham obstáculos a qualquer contato com a população. ‘Não convém atrapalhá-los. Eles estão envolvidos no mundo deles’, disse um deles, ao ser questionado sobre uma possível entrevista com um casal numa lanchonete.


Todos os meios de comunicação são controlados pelo governo, que até 2003 não permitia que o país se conectasse à internet. Hoje apenas privilegiados têm acesso à rede, amplamente censurada. Uma centena de sites é dedicada a fazer elogios ao regime.


As frases escritas pela cidade eram traduzidas por eles. Os guias também fotografavam e filmavam os repórteres várias vezes. Os norte-coreanos levaram a reportagem a uma série de museus e monumentos em homenagens aos líderes. Entre as paradas obrigatórias, esteve uma fazenda de avestruz idealizada pelo ditador Kim Jong-il e uma exposição da flor preferida de seu pai, o ‘presidente eterno’ do país.’


 


 


COMÉRCIO


Fátima Fernandes


‘Explosão’ de vendas atrasa produção de TVs


‘O crescimento acima do previsto nas vendas de televisores no primeiro trimestre deste ano provocou atraso na produção de TVs de LCD e plasma e nas entregas de mercadorias para as lojas em até 20 dias.


Os fabricantes, que previam vender no primeiro trimestre deste ano 10% mais do que em igual período de 2009, foram surpreendidos por uma expansão de demanda de 30%.


Com isso, há atrasos de até 20 dias na produção e na distribuição de TVs para o comércio, segundo informa o Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos de Manaus.


Para dar conta do maior volume de produção, a indústria de TVs, que está instalada em Manaus (AM), ampliou a importação de componentes.


Só que a Infraero (estatal que administra aeroportos) e a Receita Federal, segundo fabricantes, não têm dado conta, principalmente a partir do início deste mês, de registrar e liberar o volume maior de componentes e produtos que chega diariamente ao aeroporto.


A Infraero informa que o terminal de logística do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (AM) registrou no primeiro trimestre alta de 212% na importação de todo tipo de produto. Foram recebidas 16.261 toneladas, ante 5.220 toneladas em igual período do ano passado.


‘O resultado apresentado demonstra um aumento significativo e inesperado da demanda de cargas importadas, fato que, seguramente, vem afetando a capacidade de todos os elos da cadeia logística e produtiva local’, segundo informa a Infraero por meio de nota.


A Infraero diz ainda que está adotando ‘todas as medidas de sua competência de forma a minimizar os impactos para os seus clientes’.


Entre as medidas, estão: formação de uma força-tarefa composta por 20 funcionários da Infraero vindos de outras regiões do país e contratação de pessoal para lidar com manuseio de cargas e instalação de estruturas para aumentar a capacidade emergencial de armazenamento. A Infraero diz que em 20 dias a situação no aeroporto deve estar normalizada.


Fabricantes de televisores informam que um conjunto de razões favorece o aumento nas vendas de TVs neste ano: ano de Copa do Mundo, troca de tecnologia de TVs de tubo de imagem para aparelhos com tela fina (LCD e plasma), redução nos preços, além da expansão da oferta de crédito e de prazos de financiamento -o que estimula o consumo de classes de menor poder aquisitivo.


‘Algumas linhas de produção nas fábricas em Manaus estão paradas, e empresas estão até mudando versões de produtos. Em vez de fazer TV de 42 polegadas, a companhia faz TV de 32 polegadas, por exemplo, para não parar a produção’, afirma Wilson Périco, presidente do sindicato da indústria de eletrônicos de Manaus.


‘Como a indústria traz as telas de TVs de LCD e plasma para o Brasil por via aérea, houve um acúmulo de cargas e atrasos nas entregas’, afirma Ronaldo Mota, diretor-executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas.


Renato Castro, inspetor da Receita Federal no aeroporto de Manaus, diz que o atraso na liberação de mercadorias se intensificou há três semanas. ‘O problema é de logística porque houve aumento significativo na importação. Hoje está sendo registrada pela Infraero carga que chegou há cinco dias.’


O Magazine Luiza e as Lojas Cem informam que a expectativa é de alta de 50% nas vendas de TV no ano. O Carrefour informa que, neste mês, a rede superou em 35% a previsão inicial para a venda de TVs e que, sobre 2009, as vendas subiram 60%. As redes dizem que não há desabastecimento, mas pode ocorrer falta pontual de algum modelo nas lojas.’


 


 


INTERNET


Jornal ‘Washington Post’ integra Facebook ao site


‘O ‘Washington Post’ integrou o Facebook ao seu site, permitindo que usuários da rede social recomendem artigos do jornal aos seus amigos. A ideia funcionaria assim: um leitor do site de notícias, desde que logado ao Facebook, pode selecionar artigos ou outros conteúdos dizendo se gostou ou não daquele material, usando ferramenta já conhecida da rede social. Ao mesmo tempo, ele pode ver as recomendações de conteúdo do jornal feitas por sua rede de amigos no Facebook.’


 


 


Skype supera Facebook em usuários


‘O Skype atingiu 560 milhões de usuários no ano passado, número que aponta que o serviço de telefonia pela internet é mais popular que o Facebook, a principal rede social da web, cujos números mais recentes apontam que tem 400 milhões.


Como o Skype foi vendido pelo eBay no ano passado, ele deixou de divulgar balanços trimestrais com seus dados oficiais, mas o estrategista-chefe da companhia, Jonathan Rosenberg, apresentou alguns números em evento nos EUA que mostram o crescimento do serviço.


Segundo ele, 39 milhões de pessoas aderiram ao serviço nos últimos três meses do ano passado. Nesse período, o total de ligações de Skype para Skype (que são gratuitas) atingiu 36,1 bilhões de minutos, crescimento de 30% em relação ao trimestre anterior. O número de minutos nas conversas entre usuários do serviço vem se expandindo desde o quarto trimestre de 2007 -desde então, o total avançou 203%.


Rosenberg afirmou que 23% das ligações entre usuários no quarto trimestre foram com vídeo, que é uma das apostas de crescimento da companhia.


Os dados apresentados pelo executivo mostram ainda que o Skype continuou a ganhar espaço das telefônicas tradicionais. No ano passado, a empresa foi responsável por 12% das ligações internacionais (em minutos), ante 8% em 2008.’


 


 


TELEVISÃO


Andréa Michael


SporTV amplia uso da marca e abre um restaurante no Rio


‘O SporTV vai inaugurar um restaurante na Barra da Tijuca, no Rio. Voltado para atender a um público jovem, o SporTV Point terá como especialidade pratos leves.


A ideia é que o empreendimento seja o primeiro de uma rede com a marca, contou à coluna o diretor de negócios dos canais, Pedro Garcia.


Com base em pesquisas, o canal avalia a força e a personalidade de sua marca. Busca em análises qualitativas e quantitativas que atributos as pessoas associam a ela.


No levantamento mais recente, feito pela Troiano em 2007, entre as ideias ligadas ao SporTV estavam a vida saudável, a variedade de esportes e a apresentação de modalidades radicais-além do futebol.


Com base nesse leque, a direção da empresa estuda novos ramos de negócio nos quais deve usar a marca. Começou pelo restaurante.


‘Estamos sendo muito criteriosos, porque, dando um passo como esse, é fácil errar e muito difícil recuperar um eventual prejuízo’, afirma Garcia.


No seu negócio principal, o SporTV está fazendo parcerias com operadoras de turismo para distribuir 200 smartphones a turistas que embarcarem para África do Sul.


A contrapartida é que o torcedor mande para o canal imagens de sua viagem, que serão exibidas em meio à programação especialmente preparada para a Copa.


ROTEIRO 1


Em Nova York, Ary Fontoura grava o curta ‘No Parque’, uma produção americana que conta a história de um homem que caminha todos os dias pelo Central Park e fica observando As pessoas e suas histórias. Com volta ao Brasil marcada para amanhã, está no elenco da Série ‘A Cura’.


ROTEIRO 2


Fontoura fará também a novela’ Lado a Lado’. Ambas são da Globo.


VIOLÃO


A turnê do show ‘Mulheres Brasileiras’ de Vanessa da Mata vai virar documentário para a TV por assinatura, com direção de Bernardo Palmeira. Patrocinada pela Sky, Percorrerá seis capitais. Dia 30, em SP, cantará com Mallu Magalhães, Maria Gadú e Dona Ivone Lara.


PINGADO


Na provado dia 27, o desafio do’ Aprendiz Universitário’ (Record) será bolar uma campanha para a máquina Nescafé Dolce Gusto. Os concorrentes deverão apresentá-la como um produto para a família em um stand,na avenida Paulista (SP).


PIMENTA


Norma Bengell dirá hoje, no ‘Provocações’ (Cultura), que o ator francês Alain Delon foi apaixonado por ela. ‘Ele era muito ambíguo, cada dia estava com uma pessoa diferente. Não era homem para mim. Mas ele era um amante hors concours […]’. Às 22h.


CORTINA


Estreia domingo o novo quadro ‘Gugu Bate em sua Porta’ (Record). Gravado em Campinas, é um jogo de adivinha sobre os segredos de uma família.’


 


 


Lúcia Valentim Rodrigues


Canal pago concentra estreias e novas temporadas no domingo


‘O canal pago FX, um dos braços da Fox, concentrou no domingo duas estreias e o lançamento de três novas temporadas -todas voltadas para a comédia. Começa às 21h com as sextas temporadas de ‘The Office’ e ‘American Dad’.


Em seguida, às 22h, tenta atrair o público que gosta do politicamente incorreto com uma dobradinha criada por Seth MacFarlane. Enfileira o nono ano de ‘Uma Família da Pesada’ e o derivado ‘The Cleveland Show’, que desenvolve um personagem negro da série.


Cleveland Brown, o vizinho dos Griffin, volta para sua cidade natal e reencontra o amor dos tempos de escola. O problema será a comparação inevitável entre os dois programas, em que a nova série leva a pior. A linguagem muda com ‘Better Off Ted’. A comédia aposta na sátira empresarial, no embalo do sucesso de ‘The Office’.


Retrata o cotidiano de uma companhia que desenvolve projetos fantásticos, de armas letais a partir de ursos pandas ou abóboras até novos alimentos para substituir a carne. Os efeitos colaterais não importam nem as necessidades dos empregados. Um deles é até usado como cobaia para um experimento. A graça está no exagero, na insensibilidade, mas tem um fundo de verdade no mundo corporativo.


A série teve uma segunda temporada nos EUA, mas está ameaçada de cancelamento.’


 


 


Laura Mattos


Sayad concorre à presidência da TV Cultura


‘O secretário de Estado da Cultura de São Paulo, João Sayad, confirmou ontem, por meio da assessoria, ser candidato à presidência da Fundação Padre Anchieta (FPA), que administra a TV Cultura.


Comunicado à imprensa disse que ‘Sayad, se vencer, toma posse em 10 de junho e até esta data, continua no exercício do mandato de secretário’.


‘Por enquanto, o governador Alberto Goldman não indicou nenhum nome para substituir Sayad’, completou a assessoria.


Paulo Markun, atual presidente da FPA, era tido como candidato único e foi pego de surpresa. Na noite de terça, em lançamento da série ‘Lá e Cá’, apresentada por ele, disse à Folha que tinha interesse em ‘prosseguir com o trabalho’ na Cultura. Ontem disse: ‘A minha preocupação é assegurar a melhor transição possível’.


Quem vota na eleição, que será em maio, são os membros do conselho da FPA, sobre a qual o governo tem forte influência. Jorge da Cunha Lima terá que deixar a presidência do conselho, por já ter exercido dois mandatos, e abrirá um instituto de TV pública. Para o seu lugar é cotado Carlos Vogt, que já foi secretário de Serra.’


 


 


Mônica Bergamo


Enquanto durou


‘A expectativa na TV Cultura é que, com a saída do jornalista Paulo Markun do comando, toda a diretoria que ele nomeou peça também o boné.


HOMEM CERTO


A possibilidade de João Sayad, secretário da Cultura de SP, assumir o comando da emissora no lugar de Markun teve duas leituras no PSDB. A primeira, técnica, é a de que ele assumirá com a missão de melhorar a situação financeira da TV, já que tem larga experiência na área econômica. A segunda, política, é a de que Sayad, homem de confiança do ex-governador e presidenciável José Serra (PSDB-SP), ‘blindará’ a emissora da influência do grupo de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) caso ele seja eleito governador. Boa parte do grupo alckmista foi expelido da emissora por Markun.’


 


 


 


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