Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Pulitzer anuncia vencedores de 2009

22/04/2009 na edição 534

Foram anunciados esta semana os ganhadores do Pulitzer, maior premiação de jornalismo dos EUA. O New York Times foi contemplado com cinco prêmios – um deles por ter sido o primeiro jornal a noticiar o envolvimento do então governador de Nova York Eliot Spitzer com uma rede de prostituição de luxo, denúncia que levou a sua renúncia. Já o jornal Detroit Free Press levou um Pulitzer pela divulgação de mensagens de texto com conotação sexual que levaram à queda do então prefeito de Detroit Kwame Kilpatrick. O político e sua chefe de gabinete negaram, sob juramento, que mantinham um caso, o que as mensagens desmentiram. Eles foram acusados de perjúrio e obstrução da justiça.


Curiosamente, nenhuma matéria sobre a grande pauta de 2008, a crise econômica mundial, foi premiada nesta edição. Três Pulitzers foram concedidos a peças sobre a eleição histórica de Barack Obama – para o St. Petersburg Times (reportagem nacional), Washington Post (opinião) e New York Times (fotografia). Apesar de uma mudança de regra de permitiu que organizações de notícias puramente online competissem pelos prêmios deste ano, nenhum dos 65 concorrentes levou um Pulitzer.


Crise


A premiação de 2009 ocorre após um dos piores períodos já vividos pela indústria jornalística americana, com número recorde de demissões, casos de pedido de falência e fechamento de jornais. A crise particular que já atingia o setor com a migração de leitores e anunciantes para a internet foi potencializada pela recessão mundial. Ironicamente, um dos jornalistas vencedores, Paul Giblin, foi demitido há poucos meses do jornal East Valley Tribune.


‘São tempos difíceis para os jornais americanos, mas, em meio ao discurso sombrio, os vencedores e finalistas são exemplos do jornalismo de qualidade que pode ser encontrado em todas as partes dos EUA’, afirmou Sig Gissler, um dos organizadores do Pulitzer. A premiação é realizada anualmente pela Universidade de Colúmbia. Cada categoria recebe um prêmio no valor de US$ 10 mil, exceto a de Serviço Público, em que o vencedor ganha uma medalha de ouro. A lista completa dos vencedores pode ser vista aqui. Com informações de Deepti Hajela [Associated Press, 20/4/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem