Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

ENTRE ASPAS >

Queda em publicidade fecha gratuito Metro

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 03/02/2009

A companhia sueca Metro International, que publica jornais gratuitos em 22 países, encerrou suas operações na Espanha devido à ‘baixa constante do mercado de publicidade’. Os diários gratuitos publicados em sete cidades espanholas, entre elas Valencia e Alicante, foram distribuídos pela última vez na semana passada.

A edição espanhola do Metro foi lançada em 2001, e três anos depois começou a reportar lucro. Antes de anunciar o encerramento das operações, a companhia afirmava ter o quinto jornal diário mais lido do país, com mais de 1,8 milhão de leitores.

Crise

Em declaração, a Metro International citou o aumento da competição e o declínio da receita publicitária como fatores determinantes das perdas financeiras sofridas nos últimos anos. A companhia afirmou que investiu o equivalente a R$ 84 milhões no Metro espanhol, e estima que feche o negócio com perda de R$ 20 milhões.

‘Apesar dos esforços de nossa equipe espanhola, é com grande pesar que tomamos a difícil decisão de encerrar nossas operações na Espanha. Ainda que o Metro espanhol viesse perdendo menos dinheiro que seus concorrentes gratuitos, o declínio cada vez pior da economia do país, que no início de 2009 levou a um colapso do mercado publicitário, resultou em perdas insustentáveis’, afirmou Mikael Jensen, executivo-chefe e presidente da Metro International. A equipe do Metro na Espanha contava com 83 profissionais. Informações da Brand Republic [30/1/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem