Sábado, 23 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS

Radialista colombiano assassinado a tiros

18/01/2005 na edição 312

Um veterano jornalista de rádio colombiano foi assassinado a tiros por pistoleiros esta manhã na cidade de Cúcuta, situada na conturbada região nordeste próxima à fronteira da Venezuela. O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) está investigando o assassinato para determinar se está relacionado com o trabalho do jornalista.

Dois motociclistas armados dispararam contra Julio Hernando Palacios Sánchez, 55, quando se conduzia ao trabalho em seu automóvel, por volta das 5h30. Palacios, que apresentava o programa matutino Radio Periódico El Viento na Radio Lemas, recebeu três tiros no peito, informou o chefe da polícia local, coronel José Humberto Henao.

Apesar de seus ferimentos, Palacios voltou dirigindo para a sua residência e sua família o levou a um hospital local. Ele morreu duas horas depois de chegar ao Hospital San José, em Cúcuta, informou Henao ao CPJ. O chefe de polícia não especulou sobre os possíveis motivos do crime, e disse que a polícia ofereceu uma recompensa por informações que permitam capturar os pistoleiros.

Palacios era um jornalista controvertido e direto, que dedicava um segmento de seu programa a denúncias sobre a corrupção local, informaram fontes ao CPJ. Há nove anos ele sobreviveu a outro ataque, quando desconhecidos lançaram uma granada, que não explodiu, contra seu escritório, informou a Associated Press. Palacios era conservador politicamente, e conhecido pelo seu apoio ao presidente Álvaro Uribe.

Em 2004, pela primeira vez em mais de uma década, o CPJ não documentou casos de jornalistas mortos no cumprimento do trabalho na Colômbia. Jornalistas colombianos disseram ao CPJ que dezenas de assassinatos nas últimas duas décadas semearam o temor entre jornalistas do interior e levaram muitos deles a evitar a cobertura de temas delicados sobre a guerra civil em curso.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem