Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > TV NOS EUA

Reality mostra rotina de agentes de segurança

29/12/2008 na edição 518

A rede ABC lança, em janeiro, um novo reality show. Não, não haverá aspirantes a cantores, nem pessoas presas em uma casa. As novas estrelas da TV americana serão funcionários federais do Departamento de Segurança Nacional dos EUA. Homeland Security USA, baseado em um popular programa australiano, mostrará os esforços diários destes funcionários para garantir a segurança nos aeroportos, portos e fronteiras em unidades como imigração e transportes.

Segundo o produtor-executivo Arnold Shapiro – que já comandou o Big Brother americano –, o novo programa não terá um ‘ponto de vista político’, e irá mostrar ‘os homens e mulheres comuns na linha de frente protegendo nosso país de várias coisas ilegais e perigosas’. Shapiro diz que teve controle sobre o conteúdo do reality, mas que o Departamento pôde ver os episódios e requisitar que certos elementos – que pudessem prejudicar as estratégias dos agentes ou violar direitos pessoais – fossem removidos.

Polêmica

Em um dos episódios que irá ao ar, os agentes abrem brinquedos onde estão remédios para serem vendidos no mercado negro; em outro caso, apreendem uma comida exótica e ilegal nos EUA: morcegos da Tailândia. Os programas mostram também tráfico de drogas e a tentativa de entrada ilegal no país. Nem sempre as coisas vão bem para o Departamento: em um dos 13 episódios da série, um homem que viaja de carro na fronteira entre EUA e México é parado e tem armas apontadas para sua cabeça, para desespero de sua mulher e filhos, até que os agentes descobrem que abordaram o homem errado.

O Departamento viu no programa uma ‘boa oportunidade para ajudar o público americano a entender o que o governo faz e o que faz o Departamento de Segurança Nacional’, afirma o porta-voz Ed Fox. Mesmo antes de estrear, o reality já provoca polêmica. Em um site de relacionamento online, uma campanha contra a série atraiu mais de 500 comentários em poucos dias. Muitos internautas alegam que Homeland Security USA não passa de propaganda governamental. Informações de Lynn Elber [AP, 23/12/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem