Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Reality show policial é sucesso no país

O programa The Cops Show, transmitido semanalmente de Kirkuk, ao norte do Iraque, para cerca de um milhão de pessoas, mostra vídeos com a atividade dos policiais iraquianos e possibilita ao público criticar ou questionar os oficiais por telefone. Algo impensável durante o regime de Saddam Hussein, o reality show foi criado com o objetivo de tornar o governo mais transparente. ‘Não podíamos fazer perguntas, nem falar mal da polícia. Agora qualquer um pode ligar. Esta é a diferença. Isto é liberdade’, recorda Nassar Hassan Mohammed, diretor da Kirkuk TV.

A participação por telefone tornou-se o diferencial do programa e os participantes recebem cerca de 30 telefonemas por cada segmento do show, em vários idiomas falados por curdos, árabes, assírios e turcomanos. Sherko Shakir, chefe da polícia da província, foi convidado do programa várias vezes. Seu porta-voz, Abdullah Abdul-Qadir, é o moderador e apresentador do show inspirado no programa americano Cops.

A emissora é protegida por seguranças, pois seus empregados são freqüentemente ameaçados. O diretor Mohammed, que foi atingido por vários tiros em uma tentativa de assassinato em 2004, afirma que a emissora não vai se intimidar e acredita que ela tem o papel de mostrar a liberdade às pessoas. Informações de Tini Tran [AP, 21/8/05].