Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Reality shows se destacam em meio ao caos

Os programas do gênero reality show podem se tornar o mais durável produto importado do ocidente no Iraque, estabelecendo-se com muito mais facilidade do que a democracia ao estilo americano, como noticia Edward Wong, do New York Times [28/8/05]. Desde 2004, quando foi ao ar o programa Materials and Labor, uma série de reality shows invadiu a programação televisiva iraquiana.

Materials and Labor, exibido pela TV al-Sharquiya, oferece aos moradores de Bagdá a oportunidade de terem suas casas destruídas pela guerra reconstruídas gratuitamente. Apesar dos episódios de meia hora do programa mostrarem na sua maior parte cenas de construção manual, é o drama humano da guerra que os produtores querem enfocar. Cada reconstrução custa no mínimo US$ 30 mil e leva cerca de seis meses para ficar pronta. A apresentação da casa nova é feita com uma grande comemoração, resultando em um episódio de 75 a 90 minutos.

Nem todos os episódios mostram a reconstrução de casas. Em um deles, um pai contou à emissora que sua prioridade era recuperar a vista de sua filha Dima, de quatro anos, que havia sido ferida no olho durante um ataque. Um produtor e um cinegrafista levaram Dima a um cirurgião na Jordânia. A operação foi um sucesso, mas ela ainda está sob tratamento médico e Ala Dahan, chefe da al-Sharqiya em Bagdá, planeja fazer um novo programa com a menina daqui a um ano, quando ela estiver plenamente recuperada. Dahan acredita que o boom de reality shows pode ser comparado ao cinema neorealista italiano que surgiu em meio à 2ª Guerra Mundial, no qual a representação da aspereza da vida tomou o lugar do escapismo e das fantasias cinematográficas.

A mesma emissora também exibe semanalmente um programa chamado Congratulations!, que ajuda jovens casais pobres a se casarem. O proprietário da al-Sharquiya é Saad al-Bazzaz, publisher do jornal Azzaman e um ex-alto funcionário do Ministério da Informação do governo de Saddam Hussein. Ele se mudou para Londres na década de 90 e lá teve contato com programas do gênero, como o já conhecido do público brasileiro Big Brother.

Neste semestre, o canal concorrente Sumeria transmitirá o Iraq Star, uma competição entre cantores amadores que se assemelha muito ao programa americano American Idol. O fenômeno dos reality shows é decorrente da influência da cultura popular americana e da facilidade com que as pessoas, mesmo sendo hostis aos EUA, adaptam esta cultura a seus próprios usos.