Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Rede planeja vender programas na internet

O diretor de meios digitais da BBC, Ashley Highfield, confirmou os planos da companhia de vender download de programas na internet para aumentar os lucros, informa Owen Gibson, do Guardian [18/7/05]. Desta forma, usuários de outros países poderão acessar o conteúdo da rede, optando por pagar o download de um único programa ou fazer uma assinatura.

A transmissão pela internet permite que se identifique exatamente de onde os internautas são. Quando a BBC disponibilizou horas de cobertura ao vivo dos Jogos Olímpicos em Atenas, no ano passado, para os usuários de seu sítio – o mais popular do Reino Unido – foi testado um software que restringia a transmissão para britânicos pagantes da taxa anual. Highfield acredita que, no futuro, a BBC compre também os direitos internacionais de grandes eventos para transmiti-los a usuários de outros países. A emissora também estuda a possibilidade de colocar publicidade pela primeira vez em seu sítio, quando acessado de outros países – mantendo as páginas com notícias jornalísticas sem banners publicitários.

De acordo com relatório anual da BBC, dos 48.1 milhões de internautas que acessam seu sítio por mês, 22.8 o fazem de outros países. A emissora investiu US$ 120 milhões no sítio bbc.co.uk no ano passado – uma quantia que pode vir a subir com o aumento do consumo de conteúdo audiovisual pelos internautas.