Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1064
Menu

CADERNO DO LEITOR >

Rede social processada por invasão de privacidade

20/08/2009 na edição 551

Cinco usuários do Facebook abriram uma ação contra a comunidade online, acusando-a de deixar membros compartilharem aspectos de suas vidas na rede. Curiosamente, esta é a função do site, e o motivo que fez dele um sucesso mundial. O processo aberto em uma corte da Califórnia acusa o Facebook de ser uma operação de coleta de dados que não cumpre a promessa de fornecer aos usuários controle das informações disponibilizadas em seus perfis online.


O Facebook considerou a ação sem mérito e deve entrar em uma batalha legal contra os cinco internautas. Um dos que abriram o processo é uma mulher que se cadastrou na rede social em 2004, quando ela foi criada pelo estudante de Harvard Mark Zuckerberg e era limitada a um grupo de universitários. Posteriormente, a rede virou um fenômeno mundial. Por isso, a ação acusa o Facebook de enganar a mulher, ao evoluir para uma rede social aberta com mais de 250 milhões de membros em todo o mundo. Além dela, estão um fotógrafo e uma atriz que acusam o Facebook de compartilhar fotos erradas em seus perfis, e dois adolescentes – entre eles um menino de 11 anos – que não deveriam ter obtido permissão para abrir conta no Facebook nem para postar imagens ou comentários no site. O Facebook requer que os membros tenham 13 anos ou mais, mas não há uma ferramenta para confirmar a idade dos que abrem uma conta.


A rede social já revisou várias vezes seus termos de serviço, por conta de temores com questões de privacidade. No mês passado, a empresa anunciou que estava testando um nível de opções de privacidade que inclui ‘todos os amigos, pessoas na sua escola ou trabalho, e amigos de amigos’. Informações da AFP [19/8/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem