Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Rede inaugura domínios em língua árabe

17/11/2009 na edição 564

Foi anunciado no domingo [15/11], pelo ministro das Comunicações do Egito, Tarek Kamel, o primeiro domínio de internet em árabe, em um importante passo para facilitar o acesso à rede de milhões de falantes da língua em todo o mundo. ‘Agora nós podemos realmente dizer que a internet irá falar ábare’, afirmou Kamel, na abertura do Fórum de Governança da Internet na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh.

O anúncio do ministro segue uma decisão tomada pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), órgão que administra a rede e os nomes dos sites, para acabar com o uso exclusivo de caracteres latinos para endereços online, permitindo que internautas escrevam os endereços em chinês, árabe, russo e outras línguas. Hoje, todos os domínios terminam com sufixos com letras do alfabeto latino, como .com ou .org.

O Fórum reúne mais de 1.500 representantes de organizações governamentais e não governamentais, ativistas e membros do setor privado com o objetivo de discutir o futuro da internet. O encontro deste ano tem o lema ‘Criando oportunidades para todos’ e visa debater o aumento do acesso à rede, o desenvolvimento de conteúdo local, o encorajamento da diversidade cultural e linguística, a promoção do uso seguro da internet e meios de combater crimes online. Informações da AFP [16/11/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem