Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Relatório contabiliza consumo de mídia nos EUA

 


Americanos passam mais tempo assistindo à TV, ouvindo rádio, navegando na internet e lendo jornais do que em qualquer outra atividade – exceto respirar.


De fato, o consumo de mídia tem crescido anualmente desde o início da década, impulsionado por maneiras mais rápidas e fáceis de acesso a informações e entretenimento, de acordo com as estatísticas de um novo relatório governamental.


No ano que vem, estima-se que os americanos irão passar mais de 9 horas e meia por dia em companhia da mídia, ainda que horas gastas fazendo duas atividades simultaneamente – como vendo TV e usando a internet – sejam contabilizadas duas vezes no relatório.


‘Há mais TVs do que pessoas e, em muitas residências, há uma TV em cada cômodo’, diz Patricia McDonough, vice-presidente sênior do Nielsen Media Research.


Os americanos gastam em média quatro horas e meia por dia assistindo à televisão, muito mais tempo do que gastam com qualquer outro meio. Em seguida vem o rádio e a internet. A leitura de jornais fica em quarto lugar, ultrapassada este ano pelo uso da rede.


Patricia diz que o aumento da variedade de canais de TV a cabo prejudicou o número de telespectadores dos canais abertos, mas ajudou a aumentar a audiência geral. ‘Antes, a programação infantil na televisão era no sábado de manhã’, afirma. ‘Agora, há sempre programas disponíveis para qualquer um dentro de uma residência em qualquer horário’.


Patricia diz esperar que a audiência geral continue a crescer à medida que baby boomers ficam mais velhos. Os mais velhos da geração pós-Segunda Guerra Mundial completaram 60 anos em 2006. ‘Pessoas com 50 anos vêem mais TV do que pessoas de 20’, afirma.


Os dados sobre o consumo de mídia fazem parte do Resumo Estatístico dos EUA, publicação anual do Census Bureau com 999 páginas de números que quantificam basicamente todo e qualquer aspecto da vida americana. O Census Bureau reúne estatísticas do governo e de fontes privadas para que pesquisadores, acadêmicos e executivos possam encontrá-las em apenas um lugar. Muitos dos números de mídia são do Relatório e Previsão da Indústria de Comunicações da Veronis Suhler Stevenson, empresa privada especializada na indústria de mídia.


No próximo ano, os americanos devem passar em média 3.518 horas consumindo mídia. Este número era de 3.333 no início da década.


O número de horas previstas para 2007 está dividido em diferentes categorias:


1.555 horas assistindo à televisão, de 1.467 em 2000. A estimativa inclui 678 horas na TV aberta e 877 horas em canais a cabo e satélite.


974 horas ouvindo rádio, de 942 em 2000.


195 horas usando a internet, de 104 em 2000.


175 horas lendo jornais diários, de 201 em 2000.


122 horas lendo revistas, de 135 em 2000.


106 horas lendo livros, de uma hora a menos em 2000.


86 horas jogando videogames, de 64 em 2000.


Muitas pessoas usam múltiplos aparelhos ao mesmo tempo, o que aumenta o consumo de mídia, afirma Leo Kivijarv, vice-presidente da empresa de pesquisa PQ Media. O aparecimento de novas tecnologias também facilita o uso de aparelhos eletrônicos em qualquer lugar, desde conexão de internet sem fio em aeroportos a iPods e tocadores de DVD em carros, diz ele. ‘Nós não estamos limitados a apenas ver e usar veículos de mídia em casa, como ocorria no passado’, conclui.