Terça-feira, 23 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Repórteres sem Fronteiras na web

21/05/2011 na edição 91

A organização Repórteres Sem Fronteira (RSF) lançou em outubro seu novo sítio na web. Criada há 15 anos, a organização está na rede desde 1994 e, a partir de então, informa profissionais do mundo todo sobre atrocidades contra jornalistas e mutilações à liberdade de imprensa, mais numerosas do que se pode imaginar.

A nova versão está em inglês, francês e espanhol. A empresa Western New Media contribuiu para tornar o website mais completo e acessível. Em desenho extremamente organizado e claro, primeiro o utilizador escolhe o idioma de preferência de leitura. Em seguida, na página principal, o internauta tem acesso às principais notícias sobre jornalistas e liberdade de imprensa e às demais rubricas do sítio.

Seções espertas

A cada ano, a organização envia mais de 500 cartas aos governos que não respeitam a liberdade de imprensa. Esses documentos podem ser lidos pelo visitante conforme país ou zona geográfica de interesse. Os organizadores do sítio garantem que, em se tratando de casos mais urgentes e significativos, a seção é atualizada regularmente.

Revelando ótima memória, o sítio lembra datas importantes, como o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, a data de aniversário do RSF, a de assassinato ou prisão de jornalistas no ano corrente e uma análise sobre o ano anterior. A página faz balanço anual sobre atentados à liberdade de imprensa em mais de 130 países.

O sítio, em sua severa vigilância, apresenta um barômetro mensal, indicando agressões, acusações, censuras e desaparições de jornalistas, e aponta em um mapa-múndi os países mais vulneráveis.

Entre outras estações, destacam-se ‘Inimigos da internet’, sobre países que desrespeitam a liberdade de imprensa na internet; ‘Os depredadores’, que aponta os principais chefes de Estado que não dão a mínima para a liberdade de imprensa; ‘Guia Prático do Jornalista’; além de vídeos, newsletter, áudios e ferramenta de busca. Um bem à humanidade.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem