Terça-feira, 21 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1037
Menu

ENTRE ASPAS >

Revista criticada por homenagem antecipada

20/03/2009 na edição 529

A revista britânica OK!, especializada em celebridades, publicou uma edição em homenagem à ex-Big Brother Jade Goody, que tem câncer terminal. Muitos criticaram a decisão – já que Jade está viva. Um colunista do Guardian escreveu que foi, no mínimo, prematuro e, no máximo, de mau gosto. O Press Complaints Commission, órgão que fiscaliza a imprensa no Reino Unido, recebeu mais de 60 reclamações, mas não dará início a uma investigação. ‘Temos que considerar se é possível iniciar um inquérito, pois as reclamações são de pessoas que não têm relação com Jade Goody’, teria dito o porta-voz do órgão, confirmando posteriormente que o caso não seria investigado. ‘As reclamações foram sobre o impacto em Jade e sua família, e não sobre o fato de leitores estarem sendo enganados para comprar a revista’.


A publicação defendeu a edição especial, que traz uma foto de Jade sem cabelos na capa, por conta do tratamento de quimioterapia, segurando seus dois filhos, e uma faixa negra com a data 1981-2009. Segundo a OK!, trata-se da ‘celebração da surpreendente vida de Jade’, e sua família teria entendido ‘que se tratava de uma homenagem gentil a ela’.


Acompanhada passo a passo


No interior da revista, há um suplemento de 40 páginas com palavras da própria Jade, depoimentos de pessoas famosas sobre ela – escritos no passado – e uma série de fotos. Jade casou-se com seu namorado, Jack Tweed, em fevereiro e foi batizada com seus dois filhos este mês – eventos que atraíram atenção da mídia e do público. A OK! pagou em torno de US$ 900 mil pelos direitos de publicação de imagens do casamento e do batizado. A edição do casamento vendeu 1,8 milhão de cópias – mais de três vezes a média da tiragem em 2008. Jade diz estar vendendo as fotos para garantir o futuro dos filhos. Esta semana, foi divulgado que ela publicará as memórias de seus últimos dias de vida.


Jade ganhou fama ao participar da edição britânica do reality show Big Brother em 2002, por seu comportamento explosivo. Ao participar da edição de 2007, somente para celebridades, gerou polêmica ao insultar a atriz indiana Shilpa Shetty. Ela descobriu que tinha câncer ao participar de uma terceira edição do programa, desta vez na Índia, no ano passado. Informações da AFP [18/3/09] e de Oliver Luft [The Guardian, 18 e 19/3/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem