Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Revista deve indenizar primeira-dama mexicana

A primeira-dama do México, Marta Sahagun, obteve mais uma vitória no caso contra a jornalista argentina Olga Wornat por invasão de privacidade e danos morais. O juiz Carlos Miguel Jimenez confirmou sua decisão de abril, que ordenava a jornalista a pagar US$ 180 mil a Marta por um artigo na revista Proceso sobre a primeira-dama. Em maio, a Suprema Corte havia ordenado a revisão da sentença inicial. Na semana passada, entretanto, o juiz a confirmou. No artigo em questão, Olga reproduziu o documento de anulação do primeiro casamento de Marta, hoje mulher do presidente Vicente Fox. O juiz entendeu que a publicação constituiu uma ‘intrusão à vida íntima da reclamante’. Advogados de Olga disseram que ela irá recorrer da decisão. A jornalista ficou famosa ao publicar, em 2003, o livro La Jefa, biografia não-autorizada de Marta que criticava sua relação com os filhos. Informações da AP [16/10/06].



Guardian Newspapers muda de nome

O Guardian Newspapers é o mais recente grupo de jornais do Reino Unido a mudar seu nome para refletir a importância das novas mídias. O Guardian Newspapers – que compreende os jornais The Guardian e Observer e o portal Guardian Unlimited – passará a se chamar Guardian News and Media. ‘Ao longo dos últimos cinco anos nossa produção expandiu do impresso para incluir sítios, TV digital, comunidades online e podcasts. Esta mudança de nome reflete a transformação atual do nosso negócio’, afirmou Carolyn McCall, executiva-chefe do grupo Guardian Media Group, controlador do Guardian Newspapers.

Em julho, o grupo Times Newspapers mudou seu nome para Times Media. No começo do ano, o grupo Telegraph Group anunciou seus planos de mudar o nome para Telegraph Media Group. Informações de Dominic Ponsford [Press Gazette, 16/10/06].