Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CADERNO DO LEITOR > FUSÕES E AQUISIÇÕES

Russo de olho em mais dois jornais londrinos

22/12/2009 na edição 569

Menos de um ano da compra do tablóide londrino The London Evening Standard, o magnata e ex-espião russo Aleksandr Y. Lebedev está procurando expandir seu império de mídia britânico com mais dois jornais, o The Independent e o Independent on Sunday. A editora destes dois diários, a Independent News and Media, disse que já teve conversas com o empresário, mas não houve até agora garantias de um futuro acordo. O prazo para as negociações exclusivas terminam no começo de fevereiro.

Há anos, especula-se o futuro do The Independent e do Independent on Sunday. Ambos demitiram membros da equipe e mudaram suas redações para os escritórios do grupo Daily Mail e General Trust. O edifício também é sede do The Evening Standard, do qual o Daily Mail e General Trust detêm 24,9% das ações, após terem vendido o restante para Lebedev.

Após comprar o The Evening Standard por um valor simbólico e transformá-lo em gratuito, Lebedev conseguiu aumentar sua tiragem para cerca de 600 mil cópias. Segundo o Audit Bureau of Circulations, a tiragem do Independent era pouco mais de 186 mil no final do mês passado e do Independent on Sunday, de pouco mais de 156 mil.

Em Moscou, Lebedev é o maior acionista, junto com o ex-presidente da antiga União Soviética, Mikhail Gorbachev, do Novaya Gazeta, jornal que é conhecido por ser pró-democracia e independente. A jornalista Anna Politkovskaya, que foi morta em 2006, trabalhava no diário. Informações de Julia Werdigier [New York Times, 19/11/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem