Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Seis mortos em invasão a jornal nas Guianas

Cerca de 10 homens com armas automáticas invadiram o Kaieteur News, maior jornal das Guianas, matando pelo menos seis pessoas e ferindo três em um ataque que pode estar ligado ao protesto na principal prisão do país.


O ataque ocorreu perto da meia-noite do dia 8/8, segundo o chefe de polícia Henry Greene. Não há evidências de roubo e o motivo não ficou claro. O grupo mandou todos se deitarem no chão antes de atirarem contra os funcionários do jornal.


No dia 28/8, o país terá eleições gerais e há suspeitas de que as razões para o ataque sejam políticas. No momento do ataque, boa parte da força policial na capital Georgetown estava ocupada com uma rebelião da prisão contra superpopulação nas celas e falta de água.


O presidente Bharrat Jagdeo disse que ‘este é um ato que alveja deliberadamente o Kaieteur News‘. O jornal cobre principalmente crime e corrupção. ‘Talvez tenhamos machucado ou cutucado algumas pessoas pelas coisas que publicamos’, afirmou Glen Lall, dono e publisher do jornal.


Segundo reportagem de Bert Wilkinson [AP, 9/8/06], a Associação Caribenha de Trabalhadores da Mídia, sediada em Trinidad, divulgou nota oficial condenando o ataque e dizendo: ‘esperamos que isso não signifique o começo de uma série de ataques objetivando evitar que a mídia cumpra seu dever.’