Sábado, 25 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

ENTRE ASPAS >

Senador americano cria proposta de lei para ajudar jornais

25/03/2009 na edição 530

O senador americano Benjamin Cardin, do partido Democrata, apresentou esta semana proposta de lei para ajudar jornais com problemas financeiros, ao permitir que empresas de mídia se reestruturem como organizações sem fins lucrativos e obtenham vantagens tributárias. ‘Pode não ser a melhor escolha para alguns grandes jornais ou organizações de mídia, mas pode ser uma opção para muitos que estão tentando permanecer no mercado’, afirma.


O chamado Ato de Revitalização do Jornal permitirá que sejam obtidos descontos em impostos, como os que as emissoras públicas têm. Sob o acordo, jornais ainda estariam livres para divulgar o que quisessem, incluindo matérias sobre campanhas políticas. No entanto, estariam proibidos de declarar apoio político. Lucros com anúncios e assinaturas estariam isentos de taxas. Além disso, contribuições de terceiros para apoiar a cobertura de mídia poderiam ser deduzidas do imposto.


Ajuda aos pequenos


A proposta é destinada a ajudar jornais locais, menores, e não conglomerados de mídia. ‘Estamos perdendo nossa indústria jornalística’, diz Cardin. ‘A economia causou um problema imediato; o modelo de negócios para jornais, baseado em circulação e lucros publicitários, está falido, o que é uma tragédia para comunidades e para a democracia’.


Nos últimos meses, títulos como o Seattle Post-Intelligencer, Rocky Mountain News, Baltimore Examiner e San Francisco Chronicle interromperam sua publicação diária ou anunciaram que poderiam parar de ser impressos. Em dezembro, a Tribune Company, proprietária de um grande número de jornais, incluindo o Baltimore Sun, Chicago Tribune e Los Angeles Times, pediu proteção por falência. Duas cadeias de jornais, a Gannett e a Advance Publications, anunciaram férias de funcionários – a segunda vez este ano na Gannett. Informações de Thomas Ferraro [Reuters, 24/3/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem