Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1058
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Série de TV estremece relação com Israel

16/10/2009 na edição 559

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou uma série exibida pela TV pública turca de incitar o ódio contra Israel, ao mostrar ‘soldados israelenses dispostos a matar crianças inocentes’, noticia a AFP [15/10/09]. ‘Estamos desapontados com a série exibida pela TV turca’, disse Netanyahu. Um episódio da série mostrava um soldado israelense sorrindo enquanto matava uma garotinha e a imagem de uma bala atirada por outro soldado em câmera lenta, em direção a uma criança palestina.


A crítica vem em meio à recente disputa diplomática entre os aliados de longa data, que surgiu quando o governo turco impediu Israel de participar de um exercício militar em conjunto esta semana, como havia sido planejado. O exercício é feito anualmente desde 2001, na Turquia. ‘Isto levanta a questão: qual direção a Turquia está tomando? Esperamos que seja para fortalecer a paz e não os extremistas’, disse o primeiro-ministro.


‘Israel não pode aceitar o incitamento de ódio contra o Estado e seus soldados, que pode gerar ataques a turistas judeus e israelenses que viajam à Turquia’, declarou Naor Gilaon, funcionário do Ministério das Relações Exteriores israelense, depois que a responsável pelo setor de negócios da embaixada turca, Ceylan Ozen, foi convocada pelo governo para ouvir as queixas sobre o programa de TV. ‘Tal série, que não tem a menor conexão com a realidade, apresenta membros do Exército como assassinos de crianças inocentes, e não merece ser exibida nem em um país inimigo, quanto mais em um país que tem laços diplomáticos com Israel’, completou.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem