Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Série de TV sobre jornalismo vê otimismo na redação

 

A HBO lançou na semana passada [24/6], nos EUA, a série The Newsroom, do celebrado roteirista americano Aaron Sorkin – de The West Wing. O ator Jeff Daniels é o protagonista: um cínico âncora de TV de meia idade que acaba sendo impulsionado por sua nova produtora executiva a dar uma sacudida em seu telejornal em uma tentativa de, como diz ela, “recuperar o Quarto Poder”, “recuperar a ideia do jornalismo como uma profissão nobre”.

Em um dos primeiros episódios, a produtora executiva, interpretada por Emily Mortimer, afirma à jovem equipe que “não fazemos boa TV, fazemos as notícias”, enquanto o âncora de Daniels se desculpa no ar por problemas recentes, como erros nos cálculos dos resultados da eleição e exageros em anúncios de ameaças terroristas. Sorkin usa eventos reais para ilustrar a trama e mostrar como realmente foram cobertos pela imprensa americana – como a demora em se reconhecer o enorme desastre ambiental causado pelo vazamento de petróleo da BP no Golfo do México e os exageros sobre a ameaça de bomba na Times Square, em Nova York, em 2010. “Tudo é aumentado a um volume tão alto porque eles não estão mais dando as notícias, e sim fazendo reality TV”, afirmou o roteirista em uma entrevista à agência Reuters.

Se em West Wing Sorkin romantizava a política de Washington, em The Newsroom ele encontra otimismo justamente na indústria cujas falhas tenta expor. A mensagem da série é de que o telejornalismo americano se tornou tão previsível e sensacionalista quanto os reality shows, enquanto o jornalismo em geral falha como processo democrático e em seu papel crucial de informar o público de maneira inteligente – mas é possível mudá-lo. Com informações de Christine Kearney [Reuters, 21/6/12].

 

 

***

Leia também

Críticas (em inglês) sobre a série