Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1018
Menu

ENTRE ASPAS >

Serviço não viola privacidade, diz governo britânico

30/04/2009 na edição 535

O governo britânico considerou que o polêmico serviço Google Street View, que permite visualizar ruas a 360º, não viola o Ato de Proteção de Dados, noticia Matthew Weaver [The Guardian, 23/4/09]. Centenas de pessoas haviam reclamado que tiveram a privacidade violada com o serviço do Google, lançado em 25 cidades do Reino Unido no mês passado. Em março, um grupo denominado Privacidade Internacional protocolou um pedido formal, a fim de banir o Google Street View do país.


O Gabinete do Comissário de Informação, órgão de defesa de privacidade do Reino Unido, rejeitou as queixas, mas afirmou que observará o serviço atentamente para garantir que sejam atendidos imediatamente os pedidos de retirada de imagens que possam identificar indivíduos. O Google havia prometido borrar as imagens de rostos e placas de carros, mas, ainda assim, muitas pessoas reclamaram que continuavam podendo ser identificadas. Várias fotos foram removidas logo após o lançamento, como a de um homem deixando uma sex shop em Londres. Segundo o gabinete, uma proibição total ao serviço seria ‘desproporcional ao risco relativamente pequeno de violação de privacidade’.


David Evans, gerente de proteção de dados do órgão, comparou o risco de violação de privacidade ao de matérias exibidas diariamente na TV e enfatizou a importância de limitar a intrusão de privacidade. ‘O Google deve responder prontamente aos pedidos de retirada de imagens’, disse. ‘Num mundo em que milhões de pessoas usam o Twitter, o Facebook e blogs, é importante termos uma abordagem de senso comum em relação ao Street View’. No ano passado, o gabinete chegou a se reunir com o Google antes do serviço ser implementado.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem