Domingo, 21 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Site divulga informações de jornalistas

03/11/2011 na edição 666

Foi lançado esta semana, nos EUA, o site News Transparency, que funciona como um banco de dados onde leitores podem encontrar informações sobre jornalistas – seu histórico, conexões interpessoais, tendências políticas, dentre outros dados. A iniciativa de Ira Stoll, ex-chefe de redação do New York Sun e que administra o site Future of Capitalism, tem o objetivo de ajudar o público a saber mais “sobre as pessoas que produzem as notícias”.

Stoll já experimentou a crítica de mídia com o site SmarterTimes, de cunho conservador, voltado a fazer uma crítica diária doNew York Times. Do News Transparency, espera-se imparcialidade, já que o conteúdo será gerado por usuários, no mesmo modelo dos verbetes da enciclopédia online Wikipedia. “Espero que o Media Research Center, organização de crítica de mídia de direita sem fins lucrativos, coloque links para seus posts, mas também espero que a organização de esquerda Media Matters, fundada por George Soros, faça o mesmo”, afirmou Stoll.

Três dias antes do lançamento, o site já tinha reunido informações de quase mil jornalistas. Usuários podem editar desde e-mail do repórter ao nome de sua esposa, além de links para artigos críticos ao seu trabalho ou para páginas de seus livros na livraria virtual Amazon. Stoll espera que jornalistas que não estejam no site criem seus próprios perfis para alavancar vendas de livros. Como parte do programa de afiliados da Amazon, o News Transparency ganhará uma porcentagem destas vendas. Informações de Jeff Bercovici [Forbes,30/10/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem