Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Site divulga informações de jornalistas

Foi lançado esta semana, nos EUA, o site News Transparency, que funciona como um banco de dados onde leitores podem encontrar informações sobre jornalistas – seu histórico, conexões interpessoais, tendências políticas, dentre outros dados. A iniciativa de Ira Stoll, ex-chefe de redação do New York Sun e que administra o site Future of Capitalism, tem o objetivo de ajudar o público a saber mais “sobre as pessoas que produzem as notícias”.

Stoll já experimentou a crítica de mídia com o site SmarterTimes, de cunho conservador, voltado a fazer uma crítica diária doNew York Times. Do News Transparency, espera-se imparcialidade, já que o conteúdo será gerado por usuários, no mesmo modelo dos verbetes da enciclopédia online Wikipedia. “Espero que o Media Research Center, organização de crítica de mídia de direita sem fins lucrativos, coloque links para seus posts, mas também espero que a organização de esquerda Media Matters, fundada por George Soros, faça o mesmo”, afirmou Stoll.

Três dias antes do lançamento, o site já tinha reunido informações de quase mil jornalistas. Usuários podem editar desde e-mail do repórter ao nome de sua esposa, além de links para artigos críticos ao seu trabalho ou para páginas de seus livros na livraria virtual Amazon. Stoll espera que jornalistas que não estejam no site criem seus próprios perfis para alavancar vendas de livros. Como parte do programa de afiliados da Amazon, o News Transparency ganhará uma porcentagem destas vendas. Informações de Jeff Bercovici [Forbes,30/10/11].