Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

ENTRE ASPAS > EXPANSÃO

Springer lança novo diário no mercado polonês

12/04/2006 na edição 376

A alemã Axel Springer, maior editora de jornais da Europa, anunciou o lançamento de um diário na Polônia voltado a jovens de educação superior. Dona do Bild, jornal com maior público do continente europeu, a Springer deve lançar o Dziennik, com sede em Varsóvia, no dia 18/4.


O novo título – que, segundo uma fonte próxima ao projeto, foi desenvolvido tendo o tradicional alemão Die Welt como modelo – é a segunda aposta da companhia na Polônia, que representa o maior mercado de jornais da Europa Central. O tablóide Fakt, posto no mercado em 2003, conquistou recordes de venda rapidamente. A editora é responsável também pela edição polonesa da revista Newsweek.


Interesses internacionais


‘Países da Europa Oriental, especialmente a Polônia, estão entre os mercado crescentes para a Axel Springer’, afirma Andreas Wiele, responsável pelos interesses internacionais da editora. O Dziennik – que significa ‘O Diário’ – irá competir com o popular diário Gazeta Wyborcza, do grupo nacional Agora, e com o Rzeczpospolita, controlado pelo norueguês Orkla.


Analistas de mídia têm opiniões divergentes quanto ao sucesso do novo jornal da Springer, pois recentemente o Agora teve que fechar um diário apenas três meses após seu lançamento. Alguns analistas afirmam, entretanto, que, com sua grande verba promocional e seu time de jornalistas experientes – atraídos de importantes publicações polonesas –, o Dziennik pode vir a conseguir uma sólida posição no mercado. Informações da Reuters [11/4/06] e da Bloomberg [12/4/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem