Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Sucesso do Metro atiça seguidores

A crise que o mercado jornalístico atravessa tem levado jornais tradicionais e conservadores a lançarem suas versões gratuitas, compactas, fáceis e rápidas de ler, seguindo o exemplo do Metro, maior jornal internacional distribuído gratuitamente.

O Metro é publicado em 16 países – a maioria deles na Europa – e em 15 línguas diferentes. Projetado para ser lido em menos de 20 minutos, o jornal faz sucesso com o público jovem. Pesquisas mostraram que mais de três terços dos leitores têm menos de 45 anos. Os exemplares são distribuídos em bares, universidades e lanchonetes.

O sucesso do Metro explica-se por uma série de fatores estratégicos. Além de voltar-se para o público jovem, o jornal oferece propagandas criativas aos seus anunciantes, que vão desde anúncios em forma de carros para a Mitsubishi até notícias de mentira que são perigosamente parecidas com as reais.

Além disso, o Metro busca sempre reter e cortar custos. Eles não possuem gráfica própria e seus repórteres são encorajados a trabalharem dentro das redações ou nos arredores delas. Contudo, nenhuma das edições do Metro conseguiu arrecadar grandes fortunas até agora. A mais rentável de todas é a edição sueca, que alcançou ganhos de US$ 11,4 milhões no ano passado. Mas, acima de tudo, é a atração dos jovens por esse tipo de jornal que faz com que os veículos mais tradicionais sigam os passos do Metro para conquistar sua fatia do mercado.

Seguindo o exemplo

Recentemente, o governo francês fez um apelo aos jornais para que assinaturas gratuitas limitadas fossem dadas a jovens por cerca de dois meses para incentivar nesse público o hábito de ler jornais. O caminho escolhido pelo Le Figaro, no entanto, foi diferente do sugerido. O principal jornal da França anunciou seus planos para lançar seu próprio jornal gratuito.

Outro título gratuito, o Pagina Cero, deve ser lançado na Espanha em breve. Um grupo de sete jornais regionais prepara o diário com o objetivo de alcançar 800 mil leitores. Na Alemanha, o grupo de mídia Holtzbrinck está fazendo um teste com tablóides de 20 centavos voltados para o público jovem. Informações de Doreen Carvajal [The International Herald Tribune, 18/10/04].