Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Suspeita de fraude na Wired

Na recente onda ética que toma conta das redações americanas, investigação no Wired News, sítio de internet que publica artigos da revista Wired, levantou suspeitas sobre a veracidade de matérias escritas por uma jornalista freelancer.

Pelo menos 40 pessoas citadas nas cerca de 160 matérias assinadas por Michelle Delio, que contribui com freqüência para a revista, não puderam ser encontradas. As reportagens de Michelle iam de temas como vírus de computadores aos ataques terroristas de setembro de 2001.

As fontes que não puderam ter sua existência confirmada, informa Ted Bridis [AP, 9/5/05], tinham nomes e profissões parecidos e seriam moradores de grandes centros urbanos. A maioria das informações atribuídas a estas pessoas nos textos era insignificante – apenas davam ênfases a dados factuais.

A revisão de conteúdo do Wired News foi conduzida por Adam Penenberg, colunista e professor de jornalismo da New York University. Há alguns anos, quando escrevia para o sítio da revista Forbes, Penenberg denunciou a existência de artigos com informações fabricadas de autoria de Stephen Glass na revista New Republic. Glass foi demitido, e sua história transformada em filme – O Preço de uma Verdade.