Domingo, 30 de Abril de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº941

CIêNCIA > JORNALISMO AMBIENTAL

Sustentabilidade é tema do 2º Fórum Paulista

27/03/2007 na edição 426

Os novos temas relacionados à Sustentabilidade e à Responsabilidade Socioambiental Empresarial já estão presentes em todas as mídias, desde o jornal, até a internet, passando pelo rádio e a televisão. No entanto, ainda são comuns alguns equívocos sobre o que realmente significa sustentabilidade e RSE. Os editores mostram interesse, abrem espaços, mas não têm claro quais são as verdadeiras pautas. Os assessores de imprensa buscam dentro das organizações os temas que podem dar visibilidade em um cenário em que a disputa pela atenção da mídia é feroz.

Cerca de 200 profissionais de comunicação vão se reunir em São Paulo para debater a construção destas novas pautas da sustentabilidade empresarial e jornalística. Profissionais de mídias e assessores de imprensa precisam ter um olhar mais atento para as oportunidades e indicadores desta nova cena econômica e social.

O debate vai reunir experientes profissionais de jornalismo, além de especialistas em Responsabilidade Social Empresarial, Beth Fernandes, da E.labore, Fátima Cardoso, do Instituto Envolverde, André Trigueiro, da Globo News, Heródoto Barbeiro, da CBN e TV Cultura e muitos outros ícones da comunicação ambiental e de RSE.

Este II Fórum Paulista de Jornalismo Ambiental é continuidade do I Fórum, realizado em 2004 com apoio do SESC-SP, e do 1º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que aconteceu em outubro de 2005, em Santos, no litoral paulista, também com apoio do SESC. A realização está a cargo do Instituto Envolverde, uma organização ligada à Revista Digital Envolverde e que tem como missão o ‘Jornalismo pela Sustentabilidade’.

Graças ao apoio do Instituto Totum e da Fundação SOS Mata Atlântica o II Fórum Paulista de Jornalismo Ambiental será um evento ‘Carbono Neutro’. Ou seja, todas as emissões de CO2 necessárias para sua realização serão inventariadas e neutralizadas através do plantio de árvores certificado pela SOS Mata Atlântica.

O evento conta com o patrocínio da Petrobras, da CAVO Serviços e Meio Ambiente e Tetra Pak, apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, Maxpress, CGTEC, CDI – Comitê de Democratização da Informática, Casa Blu e revista Negócios da Comunicação.

Formato dos debates

O II Fórum Paulista terá quatro mesas redondas, cujos temas são: ‘A Questão Urbana’, ‘Meio Ambiente, Economia e Sustentabilidade’, ‘Impactos do Consumo no Meio Ambiente’, ‘As Novas Pautas e as Mídias Ambientais’.

Alguns dos palestrantes já confirmados são: Elizabeth Grinberg (Instituto Pólis), Lisa Gunn (Idec), André Trigueiro (Mundo Sustentável), Beth Fernandes (E.labore), Nabil Bonduki (FAU-USP), Heródoto Barbero, Célia Rosemblum (jornal Valor Econômico), Marcelo Furtado (Greenpeace), Fernando Von Zuben (Tetra Pak), Fátima Cardoso, Ana Lígia Scachetti (SOS Mata Atlântica), Luciano Martins Costa (revista Adiante), Adalberto Wodianer Marcondes (revista digital Envolverde).

A programação completa, bem como a ficha de inscrição, estão aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3034.4887 ou pelo e-mail forum2@envolverde.com.br.

Serviço

II Fórum Paulista de Jornalismo Ambiental

Local: Espaço Cultural Camargo Corrêa

Rua Funchal 160 – Vila Olímpia

Data: 19 de maio de 2007

Horário: 9h – 18h

Credenciamento e entrega de material: 8h

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem