Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Tablóides divulgam fotos de Beckham de cueca

Os tablóides ingleses The Sun e Daily Star desafiaram uma proibição da Football Association (FA) sobre a publicação de fotos do jogador David Beckham de cueca poucos dias antes do começo do campeonato europeu de 2004, sediado em Portugal.

Segundo Owen Gibson [The Guardian, 10/6/04], na noite de 9/6, a FA alertou os editores de jornais e repórteres das editorias esportivas presentes em Lisboa que considerava que as fotos, tiradas por um paparazzo português, ‘eram uma invasão injustificada na vida privada’ do jogador.

Mas os dois tablóides ingleses ignoraram o alerta e publicaram, no dia seguinte, as fotos do capitão da seleção na varanda de seu quarto de hotel vestido apenas com uma cueca branca e óculos escuros. Para piorar a situação, em algumas das fotos Beckham ainda aparece com a mão em cima do ‘conteúdo’ da cueca, como afirma Gibson.

O Sun colocou a foto em sua primeira página, junto com a manchete ‘Segurando as bolas’, enquanto o Star, além da foto de primeira página, também dedicou uma página dupla em seu interior para colocar mais fotos do craque.

Além de se dirigir diretamente aos jornalistas, a FA também fez um apelo à Newspaper Publishers Association, que, por sua vez, distribuiu uma nota afirmando as implicações que os jornais enfrentariam caso publicassem as fotos. Aparentemente, os dois tablóides não se importaram com o alerta.

O hotel onde a seleção inglesa está hospedada está cercado de segurança pesada em uma tentativa de restringir o assédio de fotógrafos e repórteres. A FA havia permitido que um pequeno número de fotógrafos tivessem acesso ao hotel para tirar fotos dos jogadores em situações casuais, mas, depois do ocorrido, afirmou que deverá reconsiderar sua decisão.