Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > TV ÁRABE

Talibãs tiram novela do ar

02/11/2004 na edição 301

Os canais árabes de TV por satélite Middle East Broadcasting Corporation (MBC) e Orbit estão processando a emissora Qatar TV por quebra de contrato ao suspender o fornecimento dos capítulos da novela O Caminho para Cabul depois de apenas oito episódios.

Segundo Dominic Timms [The Guardian, 25/10/04], a Qatar TV afirmou ter tirado a série do ar por ‘razões técnicas’, dois dias antes do grupo de guerrilheiros islâmicos Mujahideen ameaçarem todas as estações que transmitissem o programa. ‘Esta é uma mensagem para todos aqueles que contribuíram para fazer esta novela – atores, produtores, cinegrafistas. Nós juramos por Deus que se virmos qualquer coisa que não seja a realidade honrável do Talibã iremos atacar todos aqueles que participaram dessa mentira suja’, dizia o comunicado do grupo.

História de amor

A novela traça a recente trajetória do Afeganistão, desde a invasão soviética dos anos 1980 até os ataques liderados pelos EUA em 2001. A ascensão e a queda do regime Talibã serve de cenário para o romance de uma jovem afegã e um jovem palestino que se conhecem em Londres e se mudam para Cabul, onde ela é obrigada a usar a burca.

A MBC, que chegou a exibir oito dos 30 capítulos previstos para a série, disse que ficou impossibilitada de continuar a transmissão porque os financiadores e produtores se recusaram a fornecer os episódios restantes sem dar uma razão convincente.

Estações de TV do Marrocos também decidiram não levar ao ar a novela, que estava programada para começar a ser transmitida junto com o inicio do Ramadã, quando as televisões têm um tradicional aumento de audiência.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem