Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > REINO UNIDO

Telegraph impõe limites a jornalistas blogueiros

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 16/01/2007 na edição 416

O britânico Daily Telegraph lançou, no fim da semana passada, uma dura reprimenda aos jornalistas que publicam blogs em seu sítio, ordenando que eles não divulguem informações sobre o jornal e sejam cautelosos ao revelar segredinhos da prática jornalística. A bronca segue uma imprudência cometida pelo editor Toby Harnden, que admitiu em seu blog ter escrito um texto sobre a execução de Saddam Hussein horas antes da morte do ditador.

O artigo foi publicado na edição de 30/12 do Telegraph – pelo horário local, Saddam havia sido enforcado nas primeiras horas daquela manhã. A matéria de Harnden, entretanto, continha vários erros, incluindo a afirmação de que o ditador estava de capuz quando morreu.

Pedidos e sugestões

O editor de notícias online do jornal, Shane Richmond, enviou uma mensagem aos blogueiros alertando para que não falem sobre o Telegraph em suas páginas. ‘Por favor, evitem blogar sobre suas relações com seu empregador, seja sobre o Telegraph Media Group como entidade, seja como `meu chefe´, mesmo que se trate de uma brincadeira. Tais comentários podem ser interpretados erroneamente e podem ter o efeito contrário ao desejado’, afirmou Richmond. ‘E pensem com cuidado antes de blogar sobre segredinhos jornalísticos. Nós não queremos desencorajar isso porque é uma das coisas que as pessoas gostam de ler nos blogs, mas por favor estejam alertas com qualquer coisa que possa ser mal compreendida ou que possa se voltar contra vocês’.

A mensagem também sugeria que os jornalistas-blogueiros mostrassem seus posts a um editor antes de publicá-los e dizia que ofensas pessoais não seriam toleradas. ‘Nós continuaremos a permitir que leitores critiquem e discordem de argumentos, mas abusos por parte de blogueiros ou de leitores não serão permitidos. Vocês são encorajados a responder aos leitores nos comentários feitos em seus blogs, mas evitem se envolver com leitores ofensivos’, pediu o editor. Informações de Stephen Brook [MediaGuardian, 12/1/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem