Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Tiago Dória

TELONA
Tiago Dória

Filme sobre a criação do Google

Parece que histórias e personagens do Vale do Silício estão voltando a interessar Hollywood.

Faz sentido, algumas empresas da região estão se tornando importantes marcas.

Uma vez mais, voltaram os rumores de que a Google será tema de um filme. Eles chegam na mesma época em que um filme sobre o Facebook caminha para a sua estreia.

Segundo o influente blog Deadline, Ken Auletta, colunista da New Yorker, vendeu os direitos de adaptação de seu livro ‘Googled – The End of the World as We Know It’ para Michael London e John Morris, da produtora Groundswell, responsável por filmes como Milk e Desinformante.

O filme seria focado nos dois fundadores da Google, Sergey Brin e Larry Page, e mostraria uma visão positiva da empresa de busca – sobre como os dois fundadores tentaram manter durante todos esses anos o princípio original da Google – ‘não seja evil’.

Não sei não, mas acho que Zach Braff daria um bom Sergey Brin.

 

FERRAMENTA
Tiago Dória

Dimensions: ferramenta de visualização de dados da BBC

Para facilitar o entendimento do leitor, uma das recomendações clássicas é utilizar proporções em um texto com números. Do tipo – ‘50 mil reais, o que equivale ao salário de não sei quantos meses de um professor’.

A gente viu tal princípio ser aplicado recentemente na área de visualização de dados e mapas.

Durante o vazamento de petróleo no Golfo do México, o mashup IfItWasMyHome permitia projetar sobre qualquer região do planeta a mancha de petróleo resultante do vazamento.

Você poderia projetar, por exemplo, a mancha sobre o litoral de São Paulo e assim ter uma noção melhor do vazamento.

O BBC Dimensions utiliza a mesma dinâmica. Por meio da ferramenta, no mapa abaixo, eu projetei sobre a cidade de São Paulo a área de 3,6km² onde ocorre o Festival de Glastonbury. Dessa forma, posso ter uma ideia mais precisa da dimensão do festival de música.

Tal transposição de dimensões pode ser feita com outros dados e áreas.

Em parceria com a agência Berg, a BBC está desenvolvendo o Dimensions (ainda um protótipo) com a intenção de ter uma ferramenta de visualização que atenda ao cronograma curto de produção das redações. Por enquanto, promete ser ótima para ilustrar matérias.

 

MORTE ANUNCIADA
Tiago Dória

A web tem 7 vidas

Chris Anderson, editor da Wired e autor de best-sellers como Cauda Longa e Free, mostrou, uma vez mais, que sabe chamar a atenção na web. No artigo publicado, nesta terça-feira, na Wired ‘The Web Is Dead: Long Live the Internet’, Anderson afirma que a ‘web está morta’.

O autor toma como base um infográfico indicativo de que a maior parte do tráfego da internet vem de vídeos e troca de arquivos p2p e não da web em si.

Segundo Anderson, de forma crescente, as pessoas estão utilizando aplicativos e não mais navegadores para acessar o conteúdo da internet.

De certo modo, a matéria faz sentido. Quanto mais surgirem produtos que trabalhem com uma das principais caraterísticas da internet, ser device agnostic, mais a acessaremos por meio de diversos dispositivos, sem necessariamente sermos obrigados a utilizar navegadores.

Mas, a partir disso, achar que a web morreu são outros quinhentos.

Por si só, o BoingBoing acabou com o argumento da Wired e de Anderson. A matéria se apóia em um infográfico com dados da Cisco que se mostrou totalmente impreciso. Sem contar que banda nem sempre é o melhor (ou único) parâmetro para mensurar consumo.

Não dá para comparar 100MB de vídeo com 10MB de emails. É natural que vídeos sejam responsáveis pela maior parte do tráfego da internet. Gastem mais banda do que os emails, por exemplo. Mas isso não quer dizer que as pessoas não estão utilizando mais o correio eletrônico.

Nem vou comentar que, em 1997, a Wired já havia anunciado a morte da web (e dos navegadores) com um argumento parecido para a época.

Até hoje a web não morreu. Vai ver ela tem sete vidas.

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.
Folha de S. Paulo – Domingo

Folha de S. Paulo – Sábado

Estado de S. Paulo – Domingo

Estado de S. Paulo – Sábado

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Tiago Dória Weblog