Sábado, 25 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Time vence apelação contra Suharto

17/04/2009 na edição 533

A revista Time saiu vitoriosa de um pedido de apelação na Suprema Corte da Indonésia em processo aberto pelo ex-ditador Suharto. Em 2007, o tribunal decidiu que a publicação americana difamou Suharto em um artigo de 1999, onde alegava que ele havia acumulado uma grande fortuna por meio de atos corruptos, e determinou indenização de US$ 93 milhões – inicialmente, Suharto havia pedido US$ 27 bilhões em danos.


No ano passado, a revista anunciou que recorreria da sentença. O artigo em questão afirmava que uma investigação em 11 países havia encontrado cerca de US$ 15 bilhões acumulados por Suharto e seus seis filhos. O ex-ditador, que ficou no poder por 32 anos, morreu em janeiro de 2008, aos 86, e nunca foi levado a julgamento por corrupção. A organização Transparência Internacional o descreveu, em 2004, como o líder mais corrupto que já houve no mundo, acusando-o de roubar de 15 a 35 bilhões de dólares em bens públicos. Em uma de suas últimas entrevistas, Suharto afirmou que doaria a indenização da Time aos pobres.


Desta vez, a Suprema Corte determinou que o artigo da Time não violou a lei. ‘Não houve violação da ética jornalística porque o direito de resposta foi concedido’, declarou o juiz Hatta Ali. Informações da AFP [16/4/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem