O jornal Zero Hora voltou a liderar a taxa média de engajamento nas redes sociais em junho, computados os resultados do Facebook, Twitter e Instagram. Segundo o site Torabit, ZH desbancou o Estadão que desde novembro do passado (quando começaram as medições) vinha se mantendo à frente exceto em fevereiro – e agora em junho.
Com 2,53% de resultado, o Zero Hora também foi o único entre os 11 veículos online analisados que cresceu no mês. Atingiu 2,75% na média do engajamento. A rigor, manteve-se equilibrado no Facebook e no Twitter, mas cresceu no Instagram, que puxou seu índice médio e o fez ultrapassar o do Estadão.
Todos os outros perderam rendimento. Enquanto o Zero Hora crescia 10% no total, o Estadão caía 14%. A campeã na queda foi a Veja, que perdeu 35% na sua taxa.
No tocante à quantidade de fãs e seguidores, o ranking segue equilibrado, com o R7 disparado na frente no Facebook , com quase 12,1 milhões de fãs. Idem no Twitter cujo líder é a Veja, com 7,1 milhões de seguidores.
O infográfico deste mês traz todo o detalhamento do desempenho de cada veículo bem como seu tamanho nas redes.
Mostra também que no Facebook e no Twitter o campeão de engajamento é o UOL, com taxas de 3,28% e 0,49%, respectivamente. A rede que tem desbalanceado e puxado tanto Zero Hora quanto o Estadão para o topo da média é o Instagram. Nela, o UOL alcançou apenas 0,82%, na taxa de engajamento de junho enquanto Estadão atingiu 4,40% e o Zero Hora 4,45%.
A média de engajamento se refere às redes Facebook, Twitter e Instagram.
Curiosidades que não aparecem no infográfico revelam alguns dados importantes sobre a relação dos internautas com os veículos. O UOL, por exemplo, foi o veículo que publicou mais posts no Facebook no mês: 3.327. Foi também o que obteve a maior quantidade de curtidas: pouco mais de 5 milhões. Já o R7 foi o veículo que teve mais comentários nos seus posts: 360.764.
Sobre o ranking do Torabit
Este ranking é produzido mensalmente pelo Torabit, um sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais.
A taxa de engajamento mede o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos.
Por enquanto, o Torabit divulga as taxas das três principais redes: Facebook, Twitter e Instagram.
Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo ao final de cada mês. O resultado, em percentual, é o índice de engajamento em cada rede.
Para compor o índice final, o Torabit calcula a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três, neste caso.
O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo em cada uma das plataformas sociais analisadas.
**
Caio Túlio Costa é jornalista e um dos criadores do Torabit