Segunda-feira, 20 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1037
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Tribune Co. avalia venda de jornais

Por lgarcia em 07/03/2013 na edição 736

A venda da unidade de jornais do grupo Tribune – que inclui o Los Angeles Times,o Chicago Tribune e mais oito títulos – está um pouco mais próxima de ser concretizada, com a contratação dos bancos de investimentos J.P. Morgan Chase e Evercore Partners para selecionar potenciais compradores.

Trata-se de uma das negociações mais esperadas do setor nos últimos anos. “Há muito interesse nos nossos jornais”, resumiu o porta-voz da Tribune Company, Gary Weitman. “Contratar conselheiros financeiros de fora nos ajudará a determinar se esse interesse é de confiança, nos permitirá considerar todas as opções e também cumprir nossa responsabilidade fiduciária para nossos acionistas e empregados”.

Em 2012, o grupo saiu de um período de quatro anos de falência, e especialistas da indústria jornalística passaram a especular que ele começaria a focar mais em suas operações de TV e deixaria os jornais – um sinal disso foi a contratação do veterano de TV Peter Liguori como CEO, em janeiro. Muitos periódicos nos EUA vêm enfrentando dificuldades nos últimos anos com a queda da receita publicitária – que caiu pela metade entre 2005 e 2011, segundo a Associação de Jornais da América.

Interessados

Será possível que a Tribune venda todos ou apenas alguns jornais, e não há urgência ou prazo para fazê-lo. Quem demonstrou interesse na compra do Los Angeles Times no passado foi Rupert Murdoch, presidente da News Corporation. Recentemente, no entanto, ele ponderou que o acordo enfrentaria limitações federais de propriedade cruzada. Outros interessados no diário são os bilionários David Geffen e Eli Broad.

Aaron Kushner, empresário que comprou um grupo de jornais incluindo o Orange County Register no ano passado, já mostrou interesse na compra de todos os jornais da Tribune. “Na medida em que avaliamos os mercados, acreditamos que cada um deles pode potencialmente ter elementos suficientes para o que estamos buscando para administrar nosso modelo de negócios”, declarou.

***

Leia também

Grupo sai da falência e pretende vender jornais e emissoras

Grupo Tribune tenta vender seus jornais

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem