Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Tumblr é novo queridinho da mídia tradicional

O Tumblr, plataforma de blogs criada pelo jovem empreendedor David Karp em 2007, ganhou notoriedade na mídia na semana passada, após o anúncio de que o New York Times terá o seu – o endereço do jornalão foi amplamente divulgado no Twitter. A adoção do Tumblr, que é um formato de blog mais simples, é mais um passo das organizações jornalísticas tradicionais em direção às mídias sociais na internet. O NYTimes tem mais de 620 mil fãs na rede Facebook e, no microblog Twitter, 2,5 milhões de seguidores.

Segundo um porta-voz do Tumblr, existem hoje 20 organizações de mídia na plataforma. ‘Parece que todos estão ansiosos para experimentar plataformas emergentes’, opina Karp. ‘A parte mais excitante é ver os veículos encontrando maneiras únicas de usar o Tumblr que são complementares a sua rotina normal de publicação’. Mark Coatney, editor da Newsweek que lançou a revista no Tumblr, concorda. ‘Acredito que o Tumblr é uma grande ferramenta, porque permite a interação fácil e natural com o público’.

Útil

A plataforma, de fato, provou-se efetiva para a Newsweek responder aos boatos sobre a venda pendente da revista – Coatley usou-a para comentar colunas de Howard Kurtz e David Carr. Além disso, não é nada mau pra os negócios. O Tumblr da Newsweek tem 10.400 seguidores e cerca de 500 deles acabam entrando no site da revista diariamente. Em breve, ela planeja desenvolver uma integração de plataformas que deverá compartilhar conteúdo do Tumblr com o site e levar leitores do site para o Tumblr. ‘Um grande site de mídia é um espaço formal, no qual a interação – que às vezes não acontece – é feita em uma arena desigual. Os sites mostram as matérias e, no máximo, os leitores podem comentar em um espaço menos privilegiado. Já o Tumblr permite maior engajamento dos leitores e uma discussão mais ampla, o que é vital para construir uma comunidade’, explica Coatley.

Algumas publicações, como a revista New Yorker, que lançou seu Tumblr em maio, usam a ferramenta para promoção de conteúdo. Outras, como o jornal Village Voice, fazem uso das facilidades de interação da plataforma. Informações de Joe Pompeo [Business Insider, 25/6/10].