Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

TV latina mostra sua cara na Europa

O argentino Guillermo Spivak resolveu enfrentar um desafio e tanto: a concorrência do audiovisual americano e europeu na Europa. Para isso, criou uma rede exclusiva de conteúdo latino-americano, La Latina TV, em maio deste ano, para um público de latinos e europeus interessados na diversidade cultural. O Brasil tem, em princípio, uma nova porta para seus produtos audiovisuais mas, por enquanto, os brasileiros ainda estão de fora da programação e dos investimentos do novo canal, como conta Spivak ao Observatório da Imprensa.

‘A programação tem por objetivo dar um canal na Europa aos latino-americanos, mas também pretende conquistar um público europeu ávido por conhecer a cultura latino-americana para além dos clichês. Por isso, o canal é legendado ou dublado em francês e a curto prazo será também em alemão e em inglês’, diz Spivak.

Na entrevista que se segue, ele conta como nasceu o canal que pode ser visto em toda a Europa. E se diz otimista pois a Latina TV deve alcançar o ponto de equilíbrio orçamentário antes dos três anos que fixara como horizonte.

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Por que e como foi criada a Latina TV?

Guillermo Spivak – Minha principal atividade nos últimos quinze anos foi produzir, realizar e distribuir programas no mundo inteiro. Graças a essa experiência, constatei que os programas relacionados com a América Latina não encontravam, apesar da grande qualidade, um bom espaço nos canais europeus. As percentagens obrigatórias de programas europeus que os canais locais devem difundir, a força de penetração do audiovisual americano e a falta de estrutura de marketing dos produtores latino-americanos fazem com que os programas da América Latina não tenham espaço no panorama audiovisual europeu. Daí a idéia de que um canal específico poderia não somente interessar ao público europeu, que sempre teve grande afinidade com a América Latina, mas também criar uma janela para valorizar os conteúdos latinos. Tendo conseguido o apoio dos principais produtores, canais e distribuidores latino-americanos, montamos um modelo econômico que surge como um dos mais rentáveis dos últimos tempos e com um potencial de desenvolvimento importante.

Graças à Astra e à Globecast, que asseguram a difusão do nosso sinal, a Remics & Cia, nossa primeira agência publicitária, a companhia Thema, que nos distribui nos operadores a cabo por toda a Europa e a uma equipe com grande experiência tanto no mercado europeu quanto americano, lançamos a La Latina TV em maio de 2005.

A Latina TV tem como objetivo difundir a cultura latino-americana. Qual a programação da rede?

G.S. – A Latina TV é um canal de conteúdo geral que divulga o melhor dos programas latino-americanos. Telenovelas, séries, cinema, esportes, música, talk-shows, atualidade, documentarios, estilo de vida etc. Sua linha editorial consiste em ser pluralista, positiva e sexy. A programação tem por objetivo dar um canal na Europa aos latino-americanos, mas também pretende conquistar um público europeu ávido por conhecer a cultura latino-americana para além dos clichês. Por isso, o canal é legendado ou dublado em francês e a curto prazo sera também em alemão e em inglês.

O canal tem apoio ou subvenção dos países latino-americanos?

G.S. – Não temos subvenção. Apesar do interesse manifesto que tem um canal como o nosso para o desenvolvimento do mercado audiovisual latino-americano e de podermos dar uma imagem positiva deste continente, com suas óbvias repercussões no turismo e no comércio externo, os países latino-americanos se limitaram a nos felicitar.

A TV Latina já conhece seu público? Qual é ele?

G.S. – Somente em janeiro de 2006 teremos as primeiras medidas de audiência. Todos os indicadores mostram que temos um grande público que já nos acompanha. O público nos procurou para assinatura desde o primeiro dia e temos uma progressão importante. As conexões ao nosso site continuam a aumentar. Os espectadores nos escrevem para nos felicitar e pedir novos programas.

Qual o papel do Brasil na Latina TV?

G.S. – A Latina TV lançou sua primeira produção com um programa especial sobre o ano do Brasil na França. Mas os patrocinadores privados ou institucionais não acharam que essa promoção merecia apoio, e decidimos deixar de lado o programa e conteúdos brasileiros, como fazemos com outros países.

La Latina TV atinge quantos países?

G.S. – Ela é difundida em toda a Europa graças ao satélite Astra e em cada país, graças a plataformas locais. Como a cada dia surge um novo operador que se junta à Latina TV, convidamos os seus leitores a consultar nosso site para saber como receber o canal.

O senhor pensa que canais cada vez mais especializados como a Latina TV encontrarão seu público no panorama audiovisual europeu?

G.S. – No que concerne a Latina TV, não há dúvidas. Ela é diferente de outros canais especializados. Por um lado, é mais que um canal temático : apresenta-se como um canal de conteúdo geral com a originalidade de ser latino. A qualidade dos programas e sua temática já seduziram os europeus, cada vez mais numerosos a assinarem o canal.

Qual o modelo econômico do canal?

G.S. – A Latina TV foi criada com recursos privados para garantir sua independência editorial. A publicidade, as remunerações das plataformas de difusão e os produtos derivados (áudio, telecompras, produções etc) são as três colunas de sua rentabilidade. Em princípio, havíamos previsto um equilíbrio financeiro em três anos, porém os primeiros resultados, depois de apenas alguns meses, mostraram que o equilíbrio chegará muito antes. Para consolidar e acelerar seu desenvolvimento, a Latina TV decidiu abrir seu capital para novos investidores.