Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Twitter faz acordo de segurança nos EUA

O Twitter fez um acordo com reguladores americanos sobre uma falha que permitiu que hackers tivessem acesso à conta do então recém-eleito presidente Barack Obama, entre outras, para enviar mensagens. Sob o acordo com a Comissão Federal de Comércio (FTC, sigla em inglês), o serviço de microblog deve criar um programa independente de segurança.

Além disso, por 20 anos, o Twitter está proibido de ‘enganar consumidores sobre a extensão pela qual mantém e protege a segurança, privacidade e confidencialidade’ dos usuários. ‘Quando uma empresa promete aos consumidores que suas informações pessoais estão seguras, ela deve cumprir esta promessa’, declarou David Vladeck, diretor do escritório de proteção do consumidor do FTC. ‘Lapsos sérios na segurança de dados da empresa permitiram que hackers obtivessem controle administrativo do Twitter e enviassem mensagens da conta de outros usuários’, relatou o órgão.

Senhas

Em 2009, diversas senhas de contas do Twitter foram modificadas, permitindo que mensagens fossem enviadas de pelo menos nove contas. ‘Um tweet foi enviado da conta do então recém-eleito presidente Barack Obama, oferecendo a mais de 150 mil seguidores a oportunidade de ganhar US$ 500 em combustível’, disse a FTC. Em abril do ano passado, um hacker invadiu a conta de e-mail de um funcionário do Twitter, obtendo acesso a diversos usuários. ‘O Twitter ficou vulnerável a estes ataques porque falhou em tomar passos sensatos de segurança’. Informações da AFP [24/6/10].