Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

UE financia canal internacional de notícias

13/06/2005 na edição 333

A Comissão Européia aprovou na terça-feira (7/6) o financiamento para a criação de um canal internacional de notícias francês, o CFII, que viria a concorrer com a BBC e a CNN. O canal, resultado de uma parceria da TV estatal francesa e do canal privado TF1, recebeu uma ajuda de 30 milhões de euros do governo.

Embora o projeto tenha recebido verbas do Estado, a Comissão Européia alega que o mesmo não viola as regras de ajuda da União Européia por ser um serviço de interesse econômico geral, com garantias suficientes contra o risco de distorção da concorrência, impedindo transferências injustificadas de fundo público aos acionistas do novo canal.

O presidente francês, Jacques Chirac, defendeu a idéia e considera que a política francesa não era bem apresentada em redes de TV internacionais. O diretor do Instituto Europeu para a Mídia, Jo Gröbel, acredita que a cobertura da guerra no Iraque pelas emissoras BBC, CNN e al-Jazira incentivou o presidente a pressionar a criação do canal.

A maioria dos programas será em francês, sendo também usadas outras línguas, como inglês e árabe, pois o canal será direcionado a outros países. A emissora poderá ser lançada antes do segundo semestre de 2006, dependendo de um despacho interministerial e de um acordo sobre quem ocupará o cargo de presidente da sociedade. Cerca de 250 profissionais devem ser contratados e pretende-se utilizar os serviços dos correspondentes da Agência France-Press e da Rádio França Internacional no exterior. Informações da Deutsche Welle [7/6/05] e de Daniel Psenny [Le Monde, 8/6/05].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem