Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Um ano depois, imprensa homenageia vítimas

Por ocasião do primeiro aniversário dos atentados de 7/7/05 contra o sistema de transporte de Londres, o jornal London Evening Standard publicou, na semana passada, suplemento de 16 páginas intitulado ‘Heróis do 7/7’, em homenagem às 52 vítimas fatais das explosões e às equipes de resgate. Ao meio-dia, horário em que se iniciou a primeira das quatro explosões coordenadas, diversas emissoras de rádio e televisão fizeram dois minutos de silêncio. O Daily Mail, o Times, o Sun e o Metro imprimiram bordas pretas em suas capas, em memória às vítimas.

O Sun publicou uma foto de um ônibus da mesma rota do que foi bombardeado no ano passado; no lugar onde é escrito o destino do veículo, aparecia a palavra ‘invicto’. O jornal também produziu uma homenagem de oito páginas aos mortos. O Daily Mail divulgou as fotos das 52 vítimas dos ataques suicidas. O Daily Mirror e o Guardian estamparam a foto do homem-bomba Shehzad Tanweer. O Times publicou a foto de Tanweer ao lado da imagem de uma das vítimas islâmicas dos ataques, Shahara Islam. O gratuito Metro fez uma matéria sobre quatro vítimas cujas mortes mobilizaram parentes e amigos a criar instituições de caridade.

Na contramão das homenagens, o Daily Telegraph e o Independent deram destaque a uma matéria sobre o vice-primeiro-ministro John Prescott; o Daily Star, sobre o Big Brother, e o Daily Express, sobre a princesa Diana. Informações de Stephen Brook [The Guardian, 7/7/06].