Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

ENTRE ASPAS > IRÃ

União Europeia pede fim da censura

23/03/2010 na edição 582

A União Europeia (UE) pretende lutar pelo fim à interferência do governo do Irã em transmissões via satélite e à censura na internet, noticia a AFP [20/3/10]. ‘A União Europeia pede às autoridades iranianas que parem com a interferência eletrônica imediatamente’, dizia o documento preparado para um encontro entre ministros do Exterior do bloco europeu em Bruxelas, na semana passada. ‘A UE está determinada a insistir nestes assuntos e a agir de modo a colocar um fim nesta situação inaceitável’.

A iniciativa partiu em especial do Reino Unido, França e Alemanha, com apoio da comissária de Política Externa da UE, Catherine Ashton. Em carta a Catherine, os três países pediram à UE que estabeleça limites mais rígidos à tecnologia que permite interferir nos sinais de satélite. Segundo uma porta-voz da comissária, ‘será iniciado um diálogo para se alcançar uma solução’, ressaltando que ‘um diálogo implica em dois lados dispostos a negociar’.

Teoria e prática

Sob a Declaração Internacional de Direitos Civis e Políticos assinada por Teerã, o governo iraniano comprometeu-se a garantir o direito à liberdade de expressão. Na prática, no entanto, desde junho do ano passado, quando tiveram início protestos contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, as autoridades tomaram medidas severas contra a mídia e prenderam diversos jornalistas.

O repressão iniciada pelo regime islâmico também teve como alvo as transmissões em persa da rede britânica BBC, a fim de ‘evitar que iranianos exerçam livremente o direito à informação’, relatou a carta. Quase 70% das emissoras de rádio e TV que transmitem pelo satélite Eutelsat para o Irã tiveram o sinal interrompido no começo do anono dia do 31º aniversário da Revolução Islâmica.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem