Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Universal e Virgin firmam parceria inédita

18/06/2009 na edição 542

A gravadora Universal Music e o grupo de comunicação britânico Virgin Media firmaram um acordo que permite o download ilimitado de músicas por uma taxa fixa, em uma aposta para combater a pirataria online. Assim, clientes da Virgin Media terão acesso ao catálogo da Universal – maior gravadora do mundo, que inclui artistas como Amy Winehouse e U2. O valor do serviço não foi informado, noticia Eric Pfanner [New York Times, 16/6/09].


Em troca, a Virgin – que fornece serviços de banda larga, TV, telefonia fixa e móvel – concordou em tomar algumas ações para impedir a pirataria na sua rede, algo que outros servidores de banda larga não quiseram se comprometer a fazer. Dentre as medidas, estariam suspensões temporárias para aqueles que baixarem material protegido por direitos autorais. ‘Universal e Virgin vieram para a mesa de negociação com tudo o que podem oferecer’, avalia Mark Mulligan, analista da Forrester Research.


Novos modelos


Para a indústria fonográfica, o desenvolvimento de novos modelos de negócios digitais é essencial, pois 95% da música online é material pirata. O governo britânico está relutante em seguir os passos da França, que aprovou uma lei antipirataria online, pois gostaria que servidores de banda larga e detentores de direitos autorais cooperassem na luta contra a pirataria. Por isso, o acordo foi bem-vindo pelo governo. ‘O governo tem o papel de criar as leis e regulamentações para direitos autorais. No entanto, o mercado irá criar acordos inovadores’, aposta Stephen Carter, ministro de Comunicações, Tecnologia e Radiodifusão do Reino Unido.


Segundo analistas, a Virgin – que tem mais de sete milhões de clientes de banda larga – pode ter se interessado na luta contra a pirataria porque também produz e vende conteúdo através de seu sistema de TV a cabo, ao contrário de muitos servidores de banda larga. A Virgin estaria negociando com outras três grandes gravadoras – Sony Music Entertainment, EMI e Warner Music Group.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem