Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Universidade americana fecha sua escola de jornalismo

19/04/2011 na edição 638

A escola de jornalismo da Universidade do Colorado, nos EUA, será fechada no fim de junho. Na semana passada, o conselho da universidade votou pelo fechamento da Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa e pelo encerramento da formação em jornalismo. Alunos de outros cursos poderão fazer um programa de jornalismo como segunda formação. É a primeira vez na história da universidade que um curso é encerrado.

A filial de Colorado da Sociedade de Jornalistas Profissionais divulgou uma declaração lamentando o fechamento e ressaltando que, além da evolução dos programas de jornalismo, diante de novas formas de distribuição do conteúdo, continua a ser extremamente importante o ensino de técnicas de reportagem e diretrizes éticas para os jornalistas em formação. ‘Os princípios de imparcialidade e objetividade e o papel do jornalista como um vigilante do governo e da indústria continuam a ser essenciais para um eleitorado bem informado e uma democracia próspera’, dizia a nota.

Um colunista do jornal Denver Post, por sua vez, escreveu um artigo em que defende que, com as finanças apertadas, o melhor é fechar a escola de jornalismo. ‘Qualquer pessoa razoavelmente curiosa e letrada pode dominar os grandes mistérios do jornalismo em alguns meses’, diz. ‘A grande questão é que boa reportagem não é o resultado da memorização de vários termos jornalísticos. É sobre conhecer o seu tema e escrever de forma clara’. Informações do blog Journalism in the Americas [15/4/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem