Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

ENTRE ASPAS >

Vaticano lança portal de notícias

Por lgarcia em 28/06/2011 na edição 648

O Vaticano lançou esta semana um portal na internet para reunir notícias e informações produzidas por seus diversos veículos de mídia. A igreja já tem página no Facebook, perfil no Twitter e canal no YouTube, e agora Bento 16 poderá, com um clique, postar mensagens na rede. O papa, por sinal, colocou o site no ar e enviou um tweet para anunciar seu lançamento – direto de um iPad.

“É uma nova forma de comunicação”, afirmou o monsenhor Claudio Maria Celli, diretor do departamento do Vaticano que desenvolveu e irá tomar conta do portal. Ainda que o objetivo principal seja divulgar notícias sobre o Vaticano, ele também deve servir para melhorar a comunicação interna do menor país do mundo.

Mensagens desencontradas

Bento 16 já enfrentou diversos problemas durante seus seis anos de papado, em grande parte por conta da grande quantidade de burocracia do Vaticano, que acaba atrapalhando a comunicação entre os departamentos e facilitando a divulgação de mensagens desencontradas. Um exemplo foi um comentário recente do papa sobre HIV e camisinhas, que precisou de nada menos do que três esclarecimentos oficiais.

O papa João Paulo 2º, antecessor de Bento 16, supervisionou a criação do site do Vaticano em 1995 – está página continuará como o site principal e como centro de documentação. Os veículos de comunicação do Vaticano que terão material reproduzido no novo portal de notícias também irão manter seus próprios sites. São eles o jornal L’Osservatore Romano, o Centro de Televisão do Vaticano, o escritório de imprensa e informação e a agência missionária Fides. O portal irá reunir suas principais notícias, a princípio em italiano e inglês, e será atualizado três vezes ao dia. Ele também transmitirá eventos oficiais do papa, terá feeds de áudio da Rádio do Vaticano e divulgará discursos de Bento 16, além de ser ligado às redes sociais, com links para o Twitter e o Facebook. Informações da AP [27/6/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem