MONITOR DA IMPRENSA > Indice de engajamento com os leitores
Veículos online perdem aderência em abril
Dos onze veículos online monitorados pelo Torabit, dez deles tiveram queda na sua taxa de engajamento no mês de abril. A maior queda foi da revista Veja. Perdeu mais da metade da taxa ao cair de 1,59% em março para 0,73% em, abril. Ou seja, a perda foi de 54%.
O único a crescer foi o Terra, nono colocado no engajamento. Ganhou 11% na taxa de abril em relação a março e fechou o mês com 0,58%. No entanto, trata-se de taxa bastante aquém dos três primeiros, todos acima do patamar de 2%.
O jornal O Estado de S. Paulo continua na liderança entre os principais veículos nacionais nas redes sociais com media de 3,06% de engajamento, 17% menor em relação ao mês de março..
A média de engajamento se refere às redes Facebook, Twitter e Instagram. O portal gaúcho do Zero Hora segue em segundo lugar com 2,62% na media da taxa e a revista IstoÉ manteve o terceiro posto, com 2,02%.
No Facebook em abril, assim como em março, IstoÉ se manteve à frente, com 5,28%, mas bem abaixo dos 7,37% de engajamento conquistados em março.
No Twitter o campeão é o UOL, com 0,45% de engajamento.
Em relação à quantidade de seguidores, o campeão continua sendo o R7, com 11,8 milhões de fãs no Facebook. Veja vem segundo, com 6,5 milhões de fãs no Facebook, mas ela está em primeiro lugar no Twitter, com quase 7 milhões de seguidores.
Este ranking é produzido pelo Torabit, sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais. A taxa de engajamento mede o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos.
Por enquanto, o Torabit divulga as taxas das três principais redes: Facebook, Twitter e Instagram. Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo ao final de cada mês. O resultado, em percentual, é o índice de engajamento em cada rede.
Para compor o índice final, o Torabit calcula a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três, neste caso.
O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo em cada uma das plataformas sociais analisadas.