Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Videoteca online

21/05/2011 na edição 155

Television Archive é o sítio de uma organização sem fins lucrativos que se dedica a preservar gravações históricas em formato televisivo. O sítio explica que considera transmissões de notícias ‘artefatos inestimáveis’ para historiadores e pesquisadores que desejam entender nosso passado. ‘A televisão é um meio influente em nossa sociedade, e as notícias de TV refletem os eventos significantes de nossas vidas’, explicam os organizadores. ‘O arquivo televisivo dedica-se a manter estas transmissões disponíveis para as gerações futuras.’ Por isso o empenho em conservar registros, tornando a informação acessível para que jornalistas e acadêmicos possam analisá-los.

O sítio exibe uma coleção especial, intitulada ’11 de setembro’, que reúne matérias de telejornais de vários países sobre os atentados aos EUA. Os vídeos são de 19 redes de TV, como a CNN, BBC, PBS e canais do Iraque, Japão, França, Espanha, México, Rússia e China. Os programas disponíveis datam de 10/9 a 17/9/01. A intenção não é só preservar a repercussão do acontecimento histórico mas também informar: ‘Poucos americanos sequer vislumbraram a perspectiva internacional’ dos eventos, observa David K. Allison, presidente da divisão de Tecnologia da Informação & Sociedade do National Museum of American History.

Só a coleção tem mil gigabites e quase seis mil segmentos de vídeo de meia hora, que podem ser vistos em Real Player, Windows Media Player ou Apple Quicktime Player. Há também artigos de análise da cobertura, escritos por professores do MIT e por organizações como Poynter Institute e FAIR (Fairness & Accuracy In Reporting). Em inglês.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem